Acontece no próximo sábado (28) um novo fenômeno no céu, o eclipse lunar parcial. Em Mato Grosso do Sul, os observadores e amantes da podem ficar decepcionados com a necessidade de pouca luminosidade.

Segundo o professor, físico e conselheiro do Clube de Astronomia Carls Sagan da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Thiago Valério, o eclipse não será visível no Estado, pois quando o fenômeno atinge o ápice, já terá acabado, já que precisaria escurecer o dia para ver a olho nu.

“O eclipse lunar será parcial e acontecerá por volta de 16h, mas no MS nesse momento a Lua ainda terá surgido no céu, ela vai surgir por volta das 18h”, explica.

eclipse
Demostração dos estágios de luminosidade e visibilidade da lua (Time and Date)

O Time and Date indica que a visibilidade só será possível no Brasil no penumbral, estágio da sombra da Terra que recebe uma porção de raios solares. Sendo assim, a luminosidade que ainda está refletindo, não permitirá ver o eclipse a olho nu. Só seria visível se estivesse na fase penumbra, quando uma região não tem mais iluminação do sol.

Portanto, o fenômeno só será surpreendente na Europa, Ásia, Austrália, África, América do Norte, grande parte da América do Sul, Pacífico, Atlântico, Oceano Índico, Ártico, Antártica.