Serão seis dias de feriadão em , começando com Corpus Christi, na próxima quinta-feira (8), até o dia de Santo Antônio, na terça-feira (13), o que altera o funcionamento de repartições, lojistas e comércios. O Jornal Midiamax separou detalhes do expediente de estabelecimentos e órgãos públicos.

Comércio

As duas datas foram publicadas como ponto facultativo no Diário Oficial do Governo Estadual e Municipal, portanto, o empresário tem liberdade de decidir abriu ou fechar, segundo a ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande). Vale lembrar que o funcionário que trabalhar tem direito a pagamento de hora extra ou folga compensatória em até 15 dias.

Ônibus

Na quinta-feira (08), as linhas irão operar com plano de domingo e, além dos habituais, terá mais dois veículos reserva com tripulação, das 05h30 às 08h e das 14h às 18h30.

Na sexta-feira (09), as linhas 221, 248, 326, 423, 427 e 430 terão a operação suspensa. Já as linhas 244, 322, 417, 418, 419, 422, 424 e 426 irão operar em função das necessidades das indústrias. Demais linhas irão operar com tabela de segunda a sexta-feira.

E no sábado (10), operação ‘normal' com plano de sábados.

Judiciário

Conforme o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), nas comarcas onde terá feriado no dia 13, não terá expediente nesse período. Funcionará apenas o plantão do judiciário. No portal www.tjms.jus.br/plantao, no ícone ‘Plantão', é possível encontrar os telefones de contato dos plantonistas.

Repartições públicas

Seguindo o calendário oficial do Estado, quinta e sexta-feira (9) são pontos facultativos nos órgãos estaduais, assim como dia 13 nas unidades de Campo Grande.

A Prefeitura Municipal decretou ponto facultativo nas duas datas. As medidas não são aplicadas em serviços considerados essenciais, como unidades de saúde e segurança pública.

Saúde

Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), nos dias 8, 9, 10 e 13 abrem somente as unidades de plantão 24h e para vacinação. No dia 12, o expediente será normal. A expectativa é de funcionamento de imunização na UBS 26 de Agosto, USF Moreninhas e UBS Dona Neta.

A segue o expediente de calendário estadual, portanto, os pacientes devem agilizar a busca de medicamentos antes do feriadão.

Correios

Os Correios não terão atendimento nas agências no feriado. Na sexta-feira (9), o funcionamento ocorrerá normalmente. No dia 10, estarão abertas as unidades que realizam atendimento aos sábados. Em razão do feriado, o atendimento de pós-vendas será realizado pela CAC (Central de Atendimento dos Correios) pelo site, telefones ou chat.

O funcionamento desses canais ocorre 24 horas por dia, sete dias por semana. O atendimento com os operadores será retomado na sexta-feira, a partir das 8h.

Mercados e supermercados

A AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados) comunicou que supermercados abrirão normalmente nos feriados, nas demais cidades devem observar as especificações legais do município, ou região.

Na convenção de Campo Grande, há previsão expressa que nos meses em que houver dois, ou mais feriados, as respectivas folgas compensatórias podem ser concedidas em até 60 dias, após o feriado. Os dias 9, 10, 11 e 12 de junho são dias de expediente normal.

“A entidade lembra ainda que o Decreto 10.854/2021 e a Portaria/MTP 671, que alteraram a Lei 605/49, e a Convenção Coletiva da Capital (cláusula 31 ‘b') 2022/2024 reconhecem o setor supermercadista no rol de atividades autorizadas a funcionar aos domingos e feriados civis e religiosos, garantindo a concessão da respectiva folga compensatória aos trabalhadores”.

Shoppings

O não altera o funcionamento e irá abrir normalmente. De segunda-feira a sábado, das 10h às 22h e no domingo das 12h às 20h. As lojas âncoras abrem às 11h20, restaurantes de 10h às 22h até sábado e das 10h às 21h no domingo.

Também sem alteração, o Shopping Bosque dos Ipês abre das 10h às 22h, nos dias de feriado. O cinema terá funcionamento normal, conforme programação. Já Detran e Fácil estarão fechados.

No Shopping Pátio Central, o atendimento será das 9h às 16h na quinta-feira (8) e Dia de Santo Antônio, os demais dias abrem normalmente.

O Shopping Norte Sul Plaza abrirá normalmente todos os dias, das 10h às 22h.

O empresário tem liberdade de escolher abrir ou fechar loja (Foto: Divulgação/Norte e Sul Plaza)

Bancos

As agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público no recesso. Conforme Fenabran (Federação Brasileira dos Bancos), a decisão segue a Resolução nº 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias feriados de âmbito nacional.

Na sexta-feira, as agências abrem normalmente para atendimento ao público. No sábado, as áreas de autoatendimento dos bancos estarão disponíveis aos clientes, assim como os canais digitais e remotos dos bancos, como sites e aplicativo, para a realização de transferências e pagamento de contas.

Os canais digitais estarão funcionando como alternativa para transações bancárias, entretanto, as contas de consumo poderão ser pagas, sem acréscimo, no dia útil seguinte ao feriado.

Rodoviária

Com feriado prolongado à vista, mais de 13 mil pessoas devem passar pela rodoviária da Capital. O serviço acontece sem alteração. Segundo a empresa que administra o terminal, extras podem ser colocados em rota para atender à demanda de passageiros.

Delegacias

Quatro delegacias de Campo Grande terão atendimento por 24h nesta sexta: a 4ª Delegacia de Polícia, Depac Centro, Cepol e Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher). As unidades especializadas e de áreas, como as delegacias de bairros, fecham e reabrem em dia útil.