Vacina da gripe começa a ser aplicada em toda população; confira onde se vacinar em Campo Grande

Imunizante será aplicado de 7h30 às 10h45 e, depois, de 13h às 16h45 nas Unidades Básicas de Saúde da Capital

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
vacina-vacinação
Vacinação em Campo Grande. (Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

A vacina contra a gripe começa a ser aplicada em toda a população com idade ou acima de seis meses a partir desta quinta-feira (11) em Campo Grande. Antecipação ocorre devido à baixa procura da imunização por parte dos grupos prioritários.

Conforme a Sesau, a vacinação contra a gripe está disponível durante a manhã e tarde em mais de 70 unidades básicas e de saúde da família (UBSs e USFs) espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos do município. Interessado deve portar o documento pessoal para conseguir a dose.

Anteriormente, a previsão era de que a liberação ocorresse a partir da próxima segunda-feira (15). No entanto, o imunizante deixa de ser aplicado apenas em grupos prioritários a partir desta quinta.

Conforme a prefeitura, a liberação ocorre diante da baixa procura pelos grupos prioritários e a chegada das temperaturas mais baixas que favorecem a disseminação dos vírus causadores de infecções respiratórias.

De acordo com o último relatório disponibilizado pelo Serviço de Imunização da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a maior procura foi entre os idosos de 60 anos ou mais.

Baixa adesão em Campo Grande

Até o momento, 28.270 pessoas pertencentes a este público foram vacinadas, ou 28,98% do quantitativo populacional estimado em 134,7 mil pessoas.

Do mesmo modo, na última campanha a cobertura foi muito abaixo do recomendado, que é de pelo menos 90% para cada um dos públicos. Em 2022, apenas 43,4% de todo o público-alvo buscou pela vacinação.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Veruska Lahdo, a imunização contra a gripe reduz os riscos de infecção, minimiza a carga viral e os sintomas e previne o surgimento de complicações decorrentes da doença, internações e até mortes.

“A vacina da gripe, ofertada pelo SUS, é segura e eficaz. Ela protege a população contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B, três formas diferentes de gripe”, pontua.

Assim, ela reforça que as pessoas pertencentes aos públicos prioritários, sobretudo os idosos com 60 anos, gestantes, pessoas com comorbidades e crianças com seis meses a menores de seis anos devem continuar procurando as unidades de saúde para se vacinar.

Entenda melhor a gripe

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz.

Por fim, a gripe provoca febre, dores no corpo e mal-estar. A prefeitura alerta que pessoas com esses sintomas devem procurar um posto de saúde.

Prevenção

Então, cuidados simples ajudam na prevenção contra a Gripe:

  • Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas;
  • Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.
  • Evite tocar a boca e o nariz.
  • Melhore a circulação de ar abrindo as janelas.
  • Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.
  • Mantenha hábitos saudáveis: coma e durma bem, além de fazer exercícios físicos regulares.

Conteúdos relacionados

Transporte intermunicipal