Pular para o conteúdo
Cotidiano

Vacina bivalente já está disponível para pessoas acima de 18 anos em Dourados

Unidades básicas de saúde da cidade ampliam cobertura vacinal
Marcos Morandi -
vacinação
Todas as UBSs estarão em plantão (Foto: Midiamax/Arquivo)

A vacina bivalente da contra a começa a ser aplicada no público geral acima dos 18 anos. A decisão de ampliar a vacinação de reforço foi tomada pelo e as Unidades Básicas de Saúde de estão autorizadas a seguir a orientação.

Segundo o gerente do Núcleo de Imunização, Edvan Marcelo Marques, as UBSs e a Sala de Vacinação do PAM têm doses disponíveis, remanescentes da campanha que começou há dois meses para grupos prioritários.

“Temos doses disponíveis para iniciar a aplicação neste público ampliado, mas já estamos em contato com a Secretaria de Estado de Saúde para solicitarmos novas doses que devem ser enviadas pelo Ministério da Saúde”. 

Para Edvan é importante seguir o calendário individual, já que a dose bivalente só pode ser aplicada em quem recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) no esquema primário ou reforço.

A dose mais recente deve ter sido tomada há quatro meses. Quem está com dose em atraso, pode procurar também as unidades de saúde para atualizar o calendário vacinal.

A vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19 está disponível para grupos prioritários há dois meses e, em Dourados, foi aplicada em aproximadamente 5.500 pessoas.

Balanço da imunização

No Brasil, mais de 10 milhões de pessoas já estão com a proteção reforçada. Até a semana passada, das doses aplicadas, 8,1 milhões foram destinadas a idosos com 60 anos ou mais.

A imunização com a vacina bivalente é voltada a quem já completou o esquema básico contra o vírus ou para quem recebeu uma ou duas doses de reforço. O intervalo entre a dose mais recente deve ser de quatro meses. 

As doses das vacinas bivalentes estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que atendem de segunda a sexta-feira, e na Sala de Vacinação do PAM, que também faz plantões aos sábados pela manhã.

“Sempre buscamos oferecer horários alternativos para que as pessoas, que eventualmente não possam se dirigir a uma UBS durante os dias úteis, tenham a oportunidade de se vacinar. Nossa meta é manter o maior número possível de douradenses protegidos contra a covid-19”, diz o gerente do Núcleo de Imunização, Edvan Marcelo Marques.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano