Pular para o conteúdo
Cotidiano

UFMS sofre possível ataque hacker e retira do ar sites e serviços digitais

Incidente foi detectado na madrugada de domingo (24) e site da universidade continua fora do ar nesta segunda
Thalya Godoy -
Site da UFMS está fora do ar. (Nathalia Alcântara, Reprodução)

A ( Federal de Mato Grosso do Sul) retirou do ar todos os sistemas computacionais e serviços digitais após uma suspeita de ataque hacker, na madrugada do último domingo (24). O site da instituição continua sem acesso na manhã desta segunda-feira (25).

De acordo com a nota divulgada pela universidade, por volta das 3h de domingo, a Agetic (Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação) constatou um “possível incidente de segurança” nos servidores que armazenam os sistemas institucionais e as senhas das contas de e-mails e drives institucionais. 

Assim, os sites e sistemas da UFMS foram retirados do ar para reduzir os riscos e fazer a manutenção da segurança digital.

A instituição de ensino superior ainda relatou que trabalha para restabelecer os sistemas, dados e backup de toda comunidade universitária de forma segura no prazo de 72 horas após as “possíveis invasões”. 

Seguindo o Plano de Contingência da universidade, foi instalado o Gabinete de Crise da UFMS e será acionado o Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital do Governo Federal. 

O possível ataque hacker também deve ser relatado à e à Procuradoria Federal junto à Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Além disso, a UFMS pediu cuidado especial com e-mails, senhas e dados pessoais que são usados para acessar os sistemas da instituição. Para tirar dúvidas ou relatar algo suspeito, é disponibilizado o WhatsApp (67) 3345-7222.

O Midiamax entrou em contato com a UFMS, na manhã desta segunda, para perguntar se já foi possível confirmar se realmente se tratava de um ataque hacker, quem eram os possíveis alvos e se os sistemas fora do ar afetariam as aulas. Confira abaixo a nota da UFMS:

A UFMS sofreu um incidente cibernético na madrugada de domingo, 24, e imediatamente retirou do ar todos os sistemas e serviços digitais. No momento, a equipe da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação trabalha para a recuperação dos sistemas e a manutenção dos dados com segurança. Não houve interrupção de aulas, que seguem normalmente. Será instaurada investigação sobre o ato criminoso no âmbito federal. A UFMS já comunicou o Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital do Governo Federal, a Polícia Federal e a Procuradoria Federal.

Ataques às universidades

Ainda na nota da UFMS é relatado que Instituições Federais de Ensino Superior e de Pesquisa têm sido alvos de ataques hackers. O objetivo dos criminosos é encontrar um usuário com senha fraca, burlar o sistema de segurança e derrubar os serviços e informações privilegiadas. 

Geralmente, o ataque deixa sites oficiais fora do ar e realiza a interceptação de dados e informações sigilosas.

No dia 12 deste mês, o site da UFDPar (Universidade Federal do Delta do Parnaíba) ficou fora do ar após um ataque hacker. A Polícia Federal foi acionada para investigar o caso. 

*Matéria atualizada às 12h43 para acrescentar a nota da UFMS.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Expogrande oferece cinco pontos de hidratação com água gelada gratuita 

correios

Correios abre leilão de dois imóveis no Centro de Campo Grande

‘Drive da Vacinação’ forma fila extensa de carros e espera chega a 40 minutos 

Com dinheiro em caixa, Adriane pretende cumprir a meta de zerar fila por vagas em Emeis

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

Serc/UCDB realiza venda de sobá para custear viagem à Supercopa de Futsal em SC

Últimas Notícias

Política

Vander lança pacote de investimentos de R$ 3,5 milhões para UFMS na segunda

Ao longo de 10 anos, deputado federal já destinou mais de R$ 25 milhões para projetos

Famosos

Ana Maria Braga se casa com Fabio Arruda em cerimônia intimista em São Paulo

Discreta, Ana Maria Braga celebrou a união com Fabio Arruda em uma cerimônia feita em sua casa, em São Paulo; saiba detalhes de como foi

Brasil

Chuvas deixam mais de 100 desalojados em Angra dos Reis

Defesa Civil mantém alertas de risco muito alto para deslizamentos

Brasil

Projeto prepara professores para a inclusão de alunos com TDAH

Próximo ponto de capacitação será no Pará, ainda em abril