UFMS sofre possível ataque hacker e retira do ar sites e serviços digitais
Incidente foi detectado na madrugada de domingo (24) e site da universidade continua fora do ar nesta segunda
Thalya Godoy –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) retirou do ar todos os sistemas computacionais e serviços digitais após uma suspeita de ataque hacker, na madrugada do último domingo (24). O site da instituição continua sem acesso na manhã desta segunda-feira (25).
De acordo com a nota divulgada pela universidade, por volta das 3h de domingo, a Agetic (Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação) constatou um “possível incidente de segurança” nos servidores que armazenam os sistemas institucionais e as senhas das contas de e-mails e drives institucionais.
Assim, os sites e sistemas da UFMS foram retirados do ar para reduzir os riscos e fazer a manutenção da segurança digital.
A instituição de ensino superior ainda relatou que trabalha para restabelecer os sistemas, dados e backup de toda comunidade universitária de forma segura no prazo de 72 horas após as “possíveis invasões”.
Seguindo o Plano de Contingência da universidade, foi instalado o Gabinete de Crise da UFMS e será acionado o Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital do Governo Federal.
O possível ataque hacker também deve ser relatado à Polícia Federal e à Procuradoria Federal junto à Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Além disso, a UFMS pediu cuidado especial com e-mails, senhas e dados pessoais que são usados para acessar os sistemas da instituição. Para tirar dúvidas ou relatar algo suspeito, é disponibilizado o WhatsApp (67) 3345-7222.
O Midiamax entrou em contato com a UFMS, na manhã desta segunda, para perguntar se já foi possível confirmar se realmente se tratava de um ataque hacker, quem eram os possíveis alvos e se os sistemas fora do ar afetariam as aulas. Confira abaixo a nota da UFMS:
A UFMS sofreu um incidente cibernético na madrugada de domingo, 24, e imediatamente retirou do ar todos os sistemas e serviços digitais. No momento, a equipe da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação trabalha para a recuperação dos sistemas e a manutenção dos dados com segurança. Não houve interrupção de aulas, que seguem normalmente. Será instaurada investigação sobre o ato criminoso no âmbito federal. A UFMS já comunicou o Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital do Governo Federal, a Polícia Federal e a Procuradoria Federal.
Ataques às universidades
Ainda na nota da UFMS é relatado que Instituições Federais de Ensino Superior e de Pesquisa têm sido alvos de ataques hackers. O objetivo dos criminosos é encontrar um usuário com senha fraca, burlar o sistema de segurança e derrubar os serviços e informações privilegiadas.
Geralmente, o ataque deixa sites oficiais fora do ar e realiza a interceptação de dados e informações sigilosas.
No dia 12 deste mês, o site da UFDPar (Universidade Federal do Delta do Parnaíba) ficou fora do ar após um ataque hacker. A Polícia Federal foi acionada para investigar o caso.
*Matéria atualizada às 12h43 para acrescentar a nota da UFMS.
Notícias mais lidas agora
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
- Convidado alterado perturba mulheres em festa de campanha da OAB-MS e caso vai parar na delegacia
Últimas Notícias
Motociclista que assediou mulher no Jardim Morenão teria feito outra vítima na mesma rua
Mulheres acreditam que autor é o mesmo, pois usava a mesma camiseta azul nas duas ocasiões
Após 12 dias internada na Santa Casa, morre vítima de acidente gravíssimo na BR-060
Cinco pessoas ocupavam o veículo no dia do acidente, sendo que duas delas foram transferida em estado grave para a Santa Casa
‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
Fim da polêmica? Nora diz que sogra ‘sabe bem’ o motivo pelo qual não foi convidada para casamento do filho em Campo Grande
‘Passamos bem’, tranquiliza prefeito de Sonora após sofrer acidente na BR-163
Ele afirmou que apesar do susto o casal está fora de perigo.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.