Em Corumbá e Ladário, cidades localizadas a 420 km de Campo Grande, adultos e idosos que quiserem poderão ter acompanhamento psicológico gratuito. Os atendimentos serão realizados por estudantes de Psicologia no Serviço Escola de Psicologia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). As sessões são de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 19h.

Segundo a coordenadora do Serviço Escola de Psicologia, Carolini Cunha, os atendimentos fazem parte do projeto de extensão Plantão Psicológico, uma iniciativa visando ampliar a atenção à comunidade de Corumbá e região.

“Nosso objetivo é incluir outra modalidade de atenção à saúde mental, além da psicoterapia, [que é] oferecer apoio psicológico, acolhimento e um espaço de escuta em momento de sofrimento e necessidade de atenção à saúde mental”, ressalta.

Os interessados no atendimento psicológico devem comparecer ao Serviço Escola de Psicologia, que fica na Avenida Rio Branco, 1270, no bairro Universitário, em Corumbá. Não há necessidade de agendamento prévio e é obrigatório apresentar documento com foto.

Projeto Plantão Psicológico

Carolini ainda destaca que se trata de um projeto de relevância para a formação dos estudantes de Psicologia e para a região, e ainda contribui com o compromisso social da Universidade com a comunidade. “A partir dessa iniciativa, os estudantes terão a oportunidade de diversificar a atuação no campo da Psicologia, ganhando experiência e conhecimento acerca de um espaço de atuação psicológica, que tem ganhado cada vez mais espaço na contemporaneidade”.

Os atendimentos terão duração entre 50 minutos e 1 hora, dependendo da situação, e serão supervisionados pelos professores e orientadores responsáveis das disciplinas. “Este projeto também tem um papel de possibilitar encaminhamentos às políticas públicas do município, sejam de saúde, saúde mental e assistência social”, complementa a coordenadora.