Pular para o conteúdo
Cotidiano

Terreno baldio no Jardim Veraneio vira lixão a céu aberto e transtorno para moradores

Vizinhos aproveitam a madrugada para realizar os descartes de resíduos sólidos
Monique Faria -
Terreno virou 'lixão' a céu aberto. (Henrique Arakaki, Midiamax)

Moradores da Rua Wagner Jorge Bortotto Garcia, no bairro Veraneio, estão cansados da “novela’: um terreno baldio que acabou virando local de descarte irregular de resíduos sólidos. Os vizinhos afirmam que o problema é causado pelos próprios moradores da região, que esperam a madrugada para jogarem lixo.

Em meio aos resíduos, é possível observar restos de material de construção, móveis, sacolas plásticas e até animais mortos. Além disso, moradores costumam atear fogo – segundo relatos, deixando o ar quase irrespirável no local.

A repositora Janaína Oliveira, 30 anos, conta que os moradores pedem colaboração dos demais, mas durante a madrugada carros estacionam em frente ao local para realizar os descartes.

“Durante o dia, se a gente está aqui na frente de casa, avisa o pessoal [para não jogar]. Mas eles deixam para vir de madrugada. Eles limpam aqui e dias depois está tudo sujo”, explica.

Moradores ateiam fogo no lixo

A atendente, Grazielly Batista, 22 anos, explica que a própria vizinhança colabora para a situação ficar crítica. “A vida inteira é isso. Os próprios vizinhos jogam lixo e ainda colocam fogo, para piorar”, afirma.

A comerciante Rosemary Monteiro, 38 anos, confirma o relato e diz que colocou uma câmera em seu comércio para tentar flagrar as pessoas que estacionam os carros para jogar lixo em frente ao seu imóvel.

“Eu acho que a maioria [das pessoas que jogam lixo] não é daqui. Aqui em frente de casa, pararam de jogar depois que coloquei a câmera, mas eles jogam mais para a frente, onde a câmera não pega”, afirma.

Rosemary conta que a vida inteira precisou brigar para que os vizinhos não colocassem fogo no lixo, pois a sua mãe possuía enfisema pulmonar, e a fumaça agravava sua situação.

“Ontem mesmo colocaram fogo, até agora tem fumaça lá. É muito ruim para a própria população. Minha mãe, por exemplo, morreu de enfisema pulmonar, e a fumaça prejudicou bastante ela”, explica.

Vizinhos jogam lixo e ateiam fogo no local. (Henrique Arakaki, Midiamax)

Multa para quem joga lixo

A (Secretaria Municipal de e Desenvolvimento Urbano) destaca que se tratando de terreno particular, compete ao proprietário do imóvel a correta manutenção.

Contudo, a pasta ressalta que o cidadão que for flagrado realizando descarte irregular de resíduos sólidos será devidamente autuado, podendo pagar que varia entre R$ 2.944,50 e R$ 11.788.

A população pode realizar denúncias por telefone, através do canal 156, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h, e aos sábados das 8h às 12h. As denúncias também podem ser feitas via Central 153 da GCM, que funciona 24 horas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

CNJ afasta desembargador por mensagens públicas de apoio a Bolsonaro

“Star Wars: Starfighter” terá Ryan Gosling como protagonista

jardim

Com desabrigados e rastro de destruição pela chuva, Jardim pode declarar estado de emergência

Teatro terá quatro dias de programação gratuita dedicada ao Dia da Dança 

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

chuva alagamento guia lopes

Chuva intensa alaga trecho da BR-267 e deixa rastro de destruição em cidades de MS

paixao de cristo campo grande

Confira a programação: Sexta-feira Santa celebra a Paixão do Senhor

ovo de pascoa

Suspeita de envenenar família se disfarçou para comprar ovo de Páscoa

Últimas Notícias

Cotidiano

Choveu mais da metade do esperado para o mês em Campo Grande nesta sexta

O esperado do mês é de 81 mm

Brasil

Trabalho e estudo: comerciantes em Via Sacra no DF esperam “milagres”

Besta sexta-feira da Paixão (18)

Cotidiano

Mais de 92 mil eleitores em MS podem perder o título caso não regularizem

Cancelamentos devem a ausência às urnas nas últimas três eleições

Cotidiano

Chuva não altera programação e católicos mantém celebrações da Sexta-feira Santa

Na Comunidade São Pedro e São Paulo, nas Moreninhas, fiéis participaram de celebração e encenação da Paixão de Cristo