O Instituto Rural Escola das Águas, na região do de Paiaguás, ficou parcialmente destruído após um forte temporal. A unidade de ensino está localizada a aproximadamente 360 km de distância da área urbana de Corumbá, município que fica a 426 km de .

A força da chuva destelhou parte da , deixando desprotegidos os alojamentos masculinos, a biblioteca e as salas de ensino. As aulas foram suspensas nesta quarta-feira (1º).

Um vídeo compartilhado pelo Instituto Alma Pantaneira também mostra a dimensão dos estragos. Um dos alojamentos, por exemplo, ficou totalmente descoberto, deixando os beliches e alguns cômodos ao relento. 

A escola compartilhou pelas redes sociais que uma equipe de pedreiros será enviada logo cedo na próxima quinta-feira (2). Imagens mostram a estrutura de metal do teto retorcida. 

De acordo com informações do site do Instituto, são atendidos cerca de 50 estudantes entre 6 a 17 anos, filhos de trabalhadores de fazendas de um raio de 100 km. 

São oferecidas aulas do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, em sistema integral e internato. Além disso, 12 jovens e adultos são atendidos no período noturno dentro do Projeto Brasil Alfabetizado.

Segundo a Prefeitura de Corumbá, os danos foram provocados pela tempestade que atingiu a região no fim da tarde de terça-feira (31/10). Ninguém ficou ferido na instituição que conta com 52 professores para atenderem os alunos. O Inmet emitiu alertas de tempestade que abrangem todo desde terça-feira. 

Uma equipe da Secretaria Municipal de Educação está a caminho do local para avaliar os danos, projetar os reparos e definir sobre a continuação das aulas.

Saiba Mais