Mato Grosso do Sul registrou rajadas de vento de 95 km/h durante temporal

Previsão indica chuvas, ventos intensos e possibilidade de granizo em diversos municípios do Estado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Ventania foi forte na cidade e deixou rastro de destruição (Imagem: Reprodução)

A tempestade que atingiu Mato Grosso do Sul na tarde desta quinta-feira (19), chegou com força em diversos municípios do Estado. Em Laguna Carapã, a 283 km de Campo Grande, os ventos atingiram a marca de 95km/h.

Em Campo Grande a chuva durou cerca de 30 minutos, mas foi o suficiente para gerar estragos pela cidade. Várias árvores de grande porte foram arrancadas do chão com as raízes e o Cemtec/MS estima que ventos de 80 km/h tenham atingido o município.

Também foram registradas rajadas de vento em Porto Murtinho (78,8 km/h), Aquidauana (77km/h), São Gabriel do Oeste (71,6 km/h), Itaporã (64 km/h) e Chapadão do Sul (57 km/h).

Além do vendaval, Mato Grosso do Sul registrou um alto volume de chuvas, em Santa Rita do Pardo a chuva atingiu 26mm, já em Dourados a chuva chegou a 21 mm.

Árvore caída
Árvore caída (Lethycia Anjos, Midiamax)

Alertas indicam mais tempestade

Nesta quinta-feira, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas de tempestade para os municípios do Estado. O aviso é vigente até às 10h desta sexta-feira (20).

O alerta de nível laranja, é válido para 25 cidades e indica chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h. Há ainda o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já o alerta de nível amarelo aponta chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo em 53 municípios do Estado.

Além da tempestade, 30 cidades de Mato Grosso do Sul seguem em alerta para onda de calor. O alerta indica temperaturas 5ºC acima da média por período de 03 até 05 dias, o que representa riscos à saúde.

Conteúdos relacionados