Tá liberado ou não? FCMS afirma que foliões podem entrar com cooler sem gelo na Esplanada

Segundo coordenador de eventos, foliões poderão entrar com cooler e latinhas. Garrafas de vidro e gelo estão proibidos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Estruturas montadas na Esplanada Ferroviária
Estruturas montadas na Esplanada Ferroviária (Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

Com início nesta sexta-feira (17), a festa Farofolia já inicia a programação de Carnaval deste fim de semana em Campo Grande. Por isso, muita gente já começa a se preparar para festejar em grande estilo. Porém, sempre bate aquela dúvida: pode levar bebida? Durante conversa com o Jornal Midiamax, a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), uma das organizadoras do evento, afirma que foliões poderão entrar com cooler e latinhas na Esplanada, desde que esteja sem gelo dentro.

Mesmo embaixo de chuva, a equipe da FCMS estava na região da Esplanada Ferroviária na manhã desta sexta montando a estrutura do Carnaval 2023. Por lá, já havia um palco estruturado na R. Dr. Temistocles, próximo ao espaço Loop Music Hall, para receber as próximas apresentações.

Conforme informações de Geraldo Cláudio, coordenador de eventos da FCMS, várias reuniões foram realizadas para abordar a possibilidade da entrada de bebidas na esplanada. A decisão final é que o folião poderá entrar com latinhas e cooler, desde que sem gelo.

Esplanada Ferroviária
Esplanada Ferroviária (Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

“O coronel [Emerson de Almeida Vicente, coronel da PM e comandante do Policiamento Metropolitano] disse que a equipe da PM não pode impedir a entrada de cooler porque não teria como devolver à pessoa na saída. Então, os blocos já estão avisando nas redes sociais para não trazer o cooler mesmo. Se a pessoa quiser vir com o cooler, ela entra. Mas a polícia vai tirar garrafa de vidro e colocar no saquinho plástico. Se tiver qualquer objeto cortante e gelo vai tirar também. Vai entrar o cooler só com a latinha e plástico”, ressalta.

A informação é diferente da anunciada pela prefeitura de Campo Grande, que havia enviado, por meio de nota ao Jornal Midiamax, que “não poderá entrar nada. Bebidas, gelos, coolers estão proibidos”.

Apesar da liberação, a FCMS orienta para que as pessoas não levem o cooler e nem as latinhas, uma vez que haverá vendedores ambulantes e os próprios moradores da região farão a comercialização dos produtos.

700 metros de grades de contenção

Ainda conforme a FCMS, toda a estrutura está sendo montada agora cedo para encerrar ainda nesta sexta-feira. Este ano, os portais de acesso à Esplanada Ferroviária serão feitos em apenas duas entradas: uma na Avenida Calógeras com a Rua Antônio Maria Coelho; e a segunda na Avenida Mato Grosso, entre as Ruas 13 de Maio e 14 de Julho.

O restante do perímetro será fechado e contará com agentes que farão a orientação do público sobre os pontos de entrada. Além disso, serão mais de 700 metros de grades de contenção na região. Haverá cerca de 200 policiais militares para fazer a segurança e orientação da população.

Interdição das vias

No local, sinalizações da Agetran (Agência Municipal de Trânsito) delimitam o espaço para a folia. Por isso, condutores devem ficar atentos porque os carros estarão proibidos de passar pela Esplanada Ferroviária a partir do meio-dia desta sexta.

“A interdição é também por uma questão de segurança porque a gente está montando as estruturas e pode machucar alguém”, afirma Geraldo.

Todos os bloquinhos de Carnaval encerram às 23h. Por isso, a estimativa da organização é que a dispersão dos foliões dure meia hora e que 00h a Solurb comece o trabalho de limpeza. Porém, será permitido que as pessoas fiquem em ruas adjacentes da Esplanada, desde que não usem som alto.

Preparativos na Praça do Papa

Já quem passa pela região da Praça do Papa já vê as arquibancadas montadas na Avenida Alfredo Scaff, próxima à Praça do Papa, para o desfile das escolas de samba nos dias 20 e 21 de fevereiro. Conforme a Agetran, a Avenida Alfredo Scaff vai estar interditada até a Avenida Presidente Vargas e Avenida Aero Club.

Arquibancadas dos desfiles de carnaval
Arquibancadas dos desfiles de carnaval (Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

Os desfiles serão realizados em 20 e 21 de janeiro, segunda e terça-feira de carnaval. Estarão na rua oito agremiações no total entre os dois dias, sendo elas a Unidos do Bairro Cruzeiro, Vila Carvalho, Herdeiros do Samba, Cinderela, Deixa Falar, Igrejinha, Unidos do Aero Racho e Catedráticos do Samba.

Além de arquibancada, a Praça do Papa receberá, até o dia do evento, passarela, banheiros químicos e equipamentos de sonorização. Em Campo Grande, o desfile das escolas de samba é organizado e produzido pela Lienca-CG (Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande).

A apresentação das agremiações de Campo Grande começam às 20h e terminam às 23h, nos dois dias. A entrada será gratuita.

Segurança

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul intensifica desde a semana passada o policiamento para garantir a segurança no período de carnaval, com uma operação especial e também uma campanha contra o assédio, a “Não é não e ponto final”.

De acordo com o coronel Emerson de Almeida Vicente, comandante do Policiamento Metropolitano, o desfile das escolas de samba na Praça do Papa e o dos blocos na esplanada ferroviária deverão contar com o policiamento de cerca de 170 agentes exclusivos, além de viaturas que estarão em circulação.

Repasses

Este ano, as escolas de samba de Campo Grande contam com repasse da prefeitura e do governo do Estado para realizar seus desfiles. O valor recebido do Município é de R$ 440 mil. Já o Estado destinou R$ 1,6 milhão, que foi fatiado entre as ligas das escolas de samba de Campo Grande e Corumbá, além da liga de blocos independentes da cidade Branca.

Conteúdos relacionados

chuva
John Ashley, Observatório Nacional