Sobe para 2,7 mil o número de cabeças de gado que morreram em decorrência do frio em MS
Animais morreram nos últimos dias devido a frio
Priscilla Peres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Chegou a 2.725 o número de bovinos mortos em decorrência do frio, em propriedades de Mato Grosso do Sul. A informação é da Iagro/MS (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), que orienta aos produtores que perderam animais a procurar o órgão com urgência.
Nota técnica emitida nesta terça-feira (20) pela Iagro, explica que está realizando inspeção veterinária nas propriedades onde foram registradas morte de animais devido ao frio, para realizar a baixa do estoque do rebanho. Nas situações em que a visita da Iagro não seja possível, o produtor deverá apresentar um laudo veterinário particular para realizar a baixa do seu estoque.
As mais de 2,7 mil mortes de animais foram registradas em 92 propriedades rurais, Nova Andradina foi o municípío com maior prejuízo, onde 32 propriedades registraram a morte de 601 animais nos últimos dias. Em Batayporã, foram 396 animais mortos em 21 propriedades rurais.
Em Aquidauana um único produtor perdeu 386 cabeças de gado e em Rio Verde de MS, 368 animais morreram em uma fazenda. Também há registro de mortes por frio em fazendas d de Corumbá, Nioaque, Anaurilândia, Ribas do Rio Pardo, entre outras.
Animais devem ser descartados corretamente para evitar doenças
A nota técnica emitida pela Iagro orienta os produtores sobre como devem proceder em relação ao descarte dos animais. Existem várias técnicas recomendadas para o descarte correto das carcaças dos animais, sendo que enterrá-los é a mais praticada pelos produtores.
A técnica de enterro possui variações, no geral é cavada uma cova de 1 a 1,2 metro de profundidade, sendo que a largura e o comprimento devem ser adequados ao tamanho e ao total de animais mortos. É necessário evitar enterrar animais onde o lençol freático é próximo da superfície e manter uma distância mínima de 150 metros de fontes de águas. Não se deve enterrar em locais com tendência a inundações ou à erosão.
Em caso de dúvidas ou necessidade de orientação adicional, entre em contato conosco em um de nossos escritório, através do e-mail notifica@iagro.ms.gov.br ou do WhatsApp notifica IAGRO (67)99961-9205.
Notícias mais lidas agora
- Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
- VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
Últimas Notícias
Homem escapa de atentado a tiros após desavença com vizinho em Três Lagoas
Vítima e carro não foram atingidos
Ana Marcela Cunha é heptacampeã do Circuito Mundial de Águas Abertas
Conquista foi garantida com 7º lugar na etapa da Arábia Saudita
Botafogo tenta retomar vitórias para manter liderança do Brasileiro
Jogo inicia às 19h30 (horário de Brasília)
Acabou? Após casamento, MC Poze surge sem aliança e suposto término vem à tona
Um mês após se casar com Vivi Noronha, MC Poze surge sem aliança; rumores apontam que os pombinhos terminaram o casamento
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.