A síndica do Condomínio Edifício Polaris, localizado no Centro de Campo Grande, encaminhou nota ao Jornal Midiamax, nesta quarta-feira (2), em resposta à denúncia sobre a qualidade da água, que vem de um poço artesiano. O documento ressalta que não há qualquer irregularidade e que são realizados “procedimentos próprios” rotineiramente.

Na ocasião, a reportagem conversou com atuais moradores que pagaram até laudo particular e quem se mudou com medo de contrair doenças, ao ingerir o líquido constantemente. A nota, no entanto, diz que a diretoria do condomínio foi “surpreendida” com o conteúdo da notícia e que “lamenta o ato dos denunciantes”, que não “denunciaram a insatisfação com a água”.

Ainda conforme a nota, a utilização da água de poço artesiano se dá desde a construção do prédio, sendo algo que permanece até os dias atuais e que os moradores possuem acesso aos documentos que apontam os tratamentos rotineiros na água.

Moradores também denunciaram constante troca de chuveiros

Técnico fazendo teste na água e chuveiros sendo trocados. (Montagem/Jornal Midiamax)

Além de conversar com moradores, que falaram que a água é “ruim de beber”, deixa os vidros manchados e a pele com escamação fininha, entre outros transtornos, também falaram sobre o encanamento antigo, o custo oneroso para instalar filtros em todas as torneiras e a constante troca de chuveiros que são obrigados a fazer.

Para entender mais sobre o problema, o Jornal Midiamax conversou com o técnico da Sanágua, que é uma empresa especializada em tratamento de água e que apontou a presença de coliformes e a bactéria Escherichia Coli (E. Coli). Ao todo, teriam sido três visitas em períodos diferentes.

A reportagem também falou com uma infectologista, a qual explicou sobre riscos de doenças ao ingerir água contaminada e também falou com a Águas Guariroba, concessionária responsável pelos serviços de água, coleta e tratamento de esgoto de Campo Grande.

Em nota, a concessionária confirmou que o condomínio citado na denúncia não é atendido com água tratada por ela e que a “ligação de água se encontra inativa”. Apenas o serviço de coleta de esgoto é utilizado no local. Para calcular a cobrança deste serviço, o poço do condomínio é hidrometrado.