Sessão 60+: Projeto de cinema leva interação e cultura a idosos em Campo Grande
Iniciativa faz parte do projeto Cinepalco, que leva sessões de cinema para todo o Brasil
Lethycia Anjos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com o intuito de promover a cultura e valorizar a música popular brasileira para pessoas idosas, a SAS (Secretaria de Assistência Social), em parceria com a Sectur (Secretaria de Cultura), promoveu uma sessão de cinema especial direcionada a idosos. O Cinepalco consiste em um projeto sociocultural do Cine Experience, uma plataforma de exibição de grandes espetáculos, shows e eventos presenciais em cinemas.
A sessão foi realizada no Centro de Convivência Vovó Ziza, com a exibição do filme “Clube da Esquina – Os Sonhos não Envelhecem”. Dirigida por Dennis Carvalho, a obra retrata um dos maiores movimentos da música popular brasileira e conta a trajetória artística do cantor Milton Nascimento, descrevendo a amizade e um movimento artístico que entrou para a história.
Para Inês Mongenot, secretária adjunta, eventos como esse incentivam a cultura e a música popular brasileira entre a população.
“O Cine Palco traz uma dinâmica que proporciona um contexto descontraído e diferente, uma oferta que incentiva a cultura por meio da parceria entre a SAS e a Sectur”, disse.
O projeto foi apresentado aos usuários dos Centros de Convivência Vovó Ziza, Elias Lahdo e Edmundo Scheunemann, totalizando 140 idosos.
Para proporcionar uma experiência única, o local foi equipado com uma tela e som de alta definição. Conforme a SAS, o foco é possibilitar o acesso a experiências de manifestações artísticas e culturais, promovendo interação e fortalecimento de vínculos.
Reflexão
Mário Amaral Rodrigues, professor aposentado de 88 anos, faz parte do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) do CCI Vovó Ziza há um ano. Para ele, a sessão de cinema trouxe uma reflexão importante sobre a cultura e a música brasileira.
“Valeu muito a pena, voltei ao passado com os relatos de amizades, além de mostrar um pouco do cenário da música brasileira, também conta a história do nosso país, uma reflexão importante nos dias de hoje”, disse.
Joana, aposentada de 66 anos, faz parte do SCFV do CCI Edmundo Scheunemann há quase dois anos e considera eventos como esses fundamentais para promover a interação do grupo e aumentar a autonomia.
“Eu amei o passeio, gostei muito da recepção e o lanche foi maravilhoso. O filme nos fez reviver as histórias da música popular brasileira, estimulando a cultura do nosso país”, disse.
A secretária adjunta da Sectur, Clarice Benites, ressalta que o Cinepalco irá percorrer 40 cidades do Brasil. “É um projeto maravilhoso e emocionante que proporciona momentos únicos, trazendo cultura e promovendo socialização”, enfatizou.
Notícias mais lidas agora
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
- Família de homem com deficiência mental morto por americano em MS pede R$ 3,2 milhões de indenização
Últimas Notícias
VÍDEO: Trio usa carro para arrombar loja de eletrônicos na fronteira
Danificam a porta principal do comércio
Produção de motocicletas cresceu 11,1% em 2024, aponta Abraciclo
O volume representa melhor desempenho para o segmento em 14 anos
Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
Caso aconteceu na Vila Anahy por volta das 18h desta terça
Produção da safra brasileira caiu 7,2% em 2024, estima IBGE
O resultado esperado de 2024 fica 22,7 milhões de toneladas abaixo da colheita de 2023
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.