Sessão 60+: Projeto de cinema leva interação e cultura a idosos em Campo Grande

Iniciativa faz parte do projeto Cinepalco, que leva sessões de cinema para todo o Brasil

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Cinepalco
Sessão de cinema (Foto: Divulgação)

Com o intuito de promover a cultura e valorizar a música popular brasileira para pessoas idosas, a SAS (Secretaria de Assistência Social), em parceria com a Sectur (Secretaria de Cultura), promoveu uma sessão de cinema especial direcionada a idosos. O Cinepalco consiste em um projeto sociocultural do Cine Experience, uma plataforma de exibição de grandes espetáculos, shows e eventos presenciais em cinemas.

A sessão foi realizada no Centro de Convivência Vovó Ziza, com a exibição do filme “Clube da Esquina – Os Sonhos não Envelhecem”. Dirigida por Dennis Carvalho, a obra retrata um dos maiores movimentos da música popular brasileira e conta a trajetória artística do cantor Milton Nascimento, descrevendo a amizade e um movimento artístico que entrou para a história.

Para Inês Mongenot, secretária adjunta, eventos como esse incentivam a cultura e a música popular brasileira entre a população.

“O Cine Palco traz uma dinâmica que proporciona um contexto descontraído e diferente, uma oferta que incentiva a cultura por meio da parceria entre a SAS e a Sectur”, disse.

O projeto foi apresentado aos usuários dos Centros de Convivência Vovó Ziza, Elias Lahdo e Edmundo Scheunemann, totalizando 140 idosos.

Para proporcionar uma experiência única, o local foi equipado com uma tela e som de alta definição. Conforme a SAS, o foco é possibilitar o acesso a experiências de manifestações artísticas e culturais, promovendo interação e fortalecimento de vínculos.

Reflexão

Mário Amaral Rodrigues, professor aposentado de 88 anos, faz parte do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) do CCI Vovó Ziza há um ano. Para ele, a sessão de cinema trouxe uma reflexão importante sobre a cultura e a música brasileira.

“Valeu muito a pena, voltei ao passado com os relatos de amizades, além de mostrar um pouco do cenário da música brasileira, também conta a história do nosso país, uma reflexão importante nos dias de hoje”, disse.

Joana, aposentada de 66 anos, faz parte do SCFV do CCI Edmundo Scheunemann há quase dois anos e considera eventos como esses fundamentais para promover a interação do grupo e aumentar a autonomia.

“Eu amei o passeio, gostei muito da recepção e o lanche foi maravilhoso. O filme nos fez reviver as histórias da música popular brasileira, estimulando a cultura do nosso país”, disse.

A secretária adjunta da Sectur, Clarice Benites, ressalta que o Cinepalco irá percorrer 40 cidades do Brasil. “É um projeto maravilhoso e emocionante que proporciona momentos únicos, trazendo cultura e promovendo socialização”, enfatizou.