Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sessão 60+: projeto de cinema leva interação e cultura a idosos em Campo Grande

Iniciativa faz parte do projeto Cinepalco, que leva sessões de cinema para todo o Brasil
Lethycia Anjos -
Cinepalco
Sessão de cinema (Foto: Divulgação)

Com o intuito de promover a cultura e valorizar a música popular brasileira para pessoas idosas, a SAS (Secretaria de Assistência Social), em parceria com a Sectur (Secretaria de Cultura), promoveu uma sessão de especial direcionada a idosos. O Cinepalco consiste em um projeto sociocultural do Cine Experience, uma plataforma de exibição de grandes espetáculos, e eventos presenciais em cinemas.

A sessão foi realizada no Centro de Convivência Vovó Ziza, com a exibição do “Clube da Esquina – Os Sonhos não Envelhecem”. Dirigida por Dennis Carvalho, a obra retrata um dos maiores movimentos da música popular brasileira e conta a trajetória artística do cantor Milton Nascimento, descrevendo a amizade e um movimento artístico que entrou para a história.

Para Inês Mongenot, secretária adjunta, eventos como esse incentivam a cultura e a música popular brasileira entre a população.

“O Cine Palco traz uma dinâmica que proporciona um contexto descontraído e diferente, uma oferta que incentiva a cultura por meio da parceria entre a SAS e a Sectur”, disse.

O projeto foi apresentado aos usuários dos Centros de Convivência Vovó Ziza, Elias Lahdo e Edmundo Scheunemann, totalizando 140 idosos.

Para proporcionar uma experiência única, o local foi equipado com uma tela e som de alta definição. Conforme a SAS, o foco é possibilitar o acesso a experiências de manifestações artísticas e culturais, promovendo interação e fortalecimento de vínculos.

Reflexão

Mário Amaral Rodrigues, professor aposentado de 88 anos, faz parte do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) do CCI Vovó Ziza há um ano. Para ele, a sessão de cinema trouxe uma reflexão importante sobre a cultura e a música brasileira.

“Valeu muito a pena, voltei ao passado com os relatos de amizades, além de mostrar um pouco do cenário da música brasileira, também conta a história do nosso país, uma reflexão importante nos dias de hoje”, disse.

Joana, aposentada de 66 anos, faz parte do SCFV do CCI Edmundo Scheunemann há quase dois anos e considera eventos como esses fundamentais para promover a interação do grupo e aumentar a autonomia.

“Eu amei o passeio, gostei muito da recepção e o lanche foi maravilhoso. O filme nos fez reviver as histórias da música popular brasileira, estimulando a cultura do nosso país”, disse.

A secretária adjunta da Sectur, Clarice Benites, ressalta que o Cinepalco irá percorrer 40 cidades do Brasil. “É um projeto maravilhoso e emocionante que proporciona momentos únicos, trazendo cultura e promovendo socialização”, enfatizou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Esposa tira sobrenome de CEO e exclui redes após flagra em show do Coldplay

Bolsa Família injeta R$ 129 milhões em Mato Grosso do Sul e beneficia 190 mil famílias em julho

Beneficiários do INSS madrugam atrás de atendimento para receber ressarcimento

Deputado cita Zambelli e vê ação da PF caminho para Bolsonaro não listar entre fugitivos do 8/01

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

‘Suprema humilhação’: após colocar tornozeleira, Bolsonaro diz que PGR não tem provas

Últimas Notícias

Mundo

Influencer de ciclismo ‘radical’ morre após queda de bicicleta de cerca de 200 metros

Andreas Tonelli, de 48 anos, pedalava em região montanhosa na Itália

Polícia

Perito condenado por improbidade e alvo de operação do Gaeco é nomeado para tratar de frota do Estado

Em 2017, o perito foi condenado por usar carro apreendido para uso particular

Política

‘Indignado eu tô, surpreso não’: deputado vê ação da PF contra Bolsonaro como “símbolo”

Pollon afirmou que as buscas feitas na casa do ex-presidente representa uma escalada do que o parlamentar considera "ditadura"

Polícia

Trio de pistoleiros invade residência no Paraguai e executa morador com 30 tiros

A identidade do homem assassinado ainda não foi confirmada pela Polícia Nacional