A vacinação contra covid-19 para crianças de 3 a 11 anos foi reaberta pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) nesta quarta-feira (8). A ampliação do imunizante retorna após ser interrompida para o público da faixa etária, por falta de envio de novas doses por parte do Ministério da Saúde, desde o fim do ano passado.

O município estava há quase dois meses sem receber doses de Coronavac – destinada para crianças entre 3 e 4 anos – e de Pfizer Pediátrica, que é exclusiva para o público de 5 a 11 anos. Foram recebidos nas duas últimas semanas carregamentos com poucas doses dos imunizantes, sendo estes disponibilizados inicialmente nas mesmas dez unidades que realizam a aplicação em bebês entre 6 meses e 2 anos de idade.

Pela manhã, 17 unidades de saúde estão abastecidas com os dois imunizantes, sendo estas referenciadas para a aplicação da vacina no público em questão. “Antes da chegada das doses, mais de 15 mil crianças ainda aguardavam para receber a segunda dose e concluir seus esquemas vacinais”, explica a superintendente de vigilância em saúde, Veruska Lahdo.

Conforme a Sesau, o estoque disponível na câmara fria do município ainda não é suficiente para conseguir regularizar a distribuição nas mais de 50 unidades que estão referenciadas para a vacinação contra a Covid-19, uma vez que o quantitativo de doses disponíveis é muito pequeno, contudo, o objetivo é que, assim que retomado o estoque, as vacinas voltem a ser ofertadas em todas as unidades.

Onde se vacinar:

Público alvo

Atualmente a vacinação contra a Covid-19 está disponível para crianças entre 6 meses e menores de um ano de idade, e para aquelas que tenham até dois anos e apresentem laudo comprovando alguma comorbidade. O restante da população, a partir dos três anos, também pode receber indiscriminadamente a vacina contra o vírus.

Quem tem a partir de 12 anos de idade e concluiu o esquema básico há pelo menos quatro meses também está apto para receber o primeiro reforço da vacina. Quem já tomou esta dose também há quatro meses ou mais e possui 18 anos também pode receber o segundo reforço.