A 21ª edição da Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, tem abertura nesta segunda-feira (15), no auditório do MuArq ( de Arqueologia). Os eventos serão realizados nos museus do Estado até domingo (21).

O tema escolhido tem como objetivo destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade. A proposta do tema é feita anualmente pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus) para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio. O assunto deste ano visa apoiar três dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.

A programação estadual da 21ª Semana Nacional de Museus contará com ações nos municípios de Bataguassu, Bonito, Campo Grande, Corumbá, e Maracaju.

Em Campo Grande, os museus e instituições envolvidas são o Marco (Museu de Arte Contemporânea), MIS (Museu da Imagem e do Som), Museu de Arqueologia da UFMS, Museu das Culturas Dom Bosco/UCDB, Casa da Ciência e Cultura de Campo Grande, Rede de Educadores em Museus de MS, Arquivo Público Estadual de MS, Museu José Antônio Pereira, e ATRIVM/UFMS.

No interior do Estado, participarão o Museu Interativo Nelson Silva Soares (), Casa do Dr. Gabi Espaço de Memória e Instituto do Homem Pantaneiro (Corumbá), Museu Helena Meirelles (Bataguassu), Casa da Memória Raída (Bonito) e Museu de Tecnologia Regional Domadora Anna Thereza de Lima Alves (Maracaju).

A abertura do evento está marcada para as 15h, no auditório do MuArq, localizado na Av. Fernando Correa da Costa, 559. A palestra de abertura tem o tema “Repatriação e restituição de bens culturais”, e será ministrada pela Prof.ª Dr.ª Karine Lima da Costa, Historiadora e Museóloga.