Sem MS na lista, Carteira de Identidade Digital já é emitida em 10 estados

Prazo para os estados aderirem a Carteira de Identidade Digital é 6 de novembro deste ano

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
As regras estabelecidas para a Carteira seguem a Organização Internacional de Aviação Civil (Agência Brasil)

A nova Carteira de Identidade Digital já é realidade em 10 estados brasileiros, que emitem o documento que unificou no CPF como “registro geral, único e válido para todo o país”. A forma tradicional é separada por unidades da federação.

Somente Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão emitindo o documento. Conforme o Poder360, Paraná e Pernambuco ainda passam por testes.

O prazo para a adesão dos estados foi prorrogado de 6 de março para 6 de novembro de 2023. No ano passado, a Sejusp chegou a informar que começaria a emissão do novo documento em janeiro de 2023, o que não se cumpriu. A nova CIN (Carteira de Identidade Nacional) substituirá o RG (Registro Geral) e não terá taxa para segunda via, como ainda é cobrado no modelo atual.

De acordo com a Agência Brasil, a meta do Ministério da Justiça é emitir 1,4 milhão de novos documentos, o que vai melhorar o fluxo de segurança pública e de viagens internacionais para o Mercosul.

Assim como MS, segundo o Poder360, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá, Maranhão, Tocantins, Distrito Federal, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Bahia e Espírito Santo ainda não aderiram. Os estados têm até 6 de novembro para aderir ao novo documento.

Conteúdos relacionados

chuva