Alerta: Sem chuvas há 47 dias, cidades de Mato Grosso do Sul estão entre as mais secas do Brasil

Em 15%, umidade relativa do ar está em níveis desérticos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Sol
Umidade do ar está abaixo do recomendado. (Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

Cidades de Mato Grosso do Sul estão na lista das mais secas das últimas 24 horas no Brasil, com índice de umidade relativa do ar em nível desértico, em 15%. Nesta quarta-feira (2), em boa parte do Estado, o alerta de risco à saúde e de incêndios florestais permanece.

Sonora e Porto Murtinho entram no ranking nacional com variação de 15 a 19%, conforme análise do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). As cidades só perdem posição para municípios de Mato Grosso, que também estão em situação alarmante de 13 a 15%.

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica que a atuação de uma alta pressão favorece o tempo seco e quente até o fim de semana. As condições permanecem durante a semana, entre 15 e 30%, principalmente na região norte, pantaneira, sudoeste e bolsão.

Na terça-feira (2), as estações mostravam baixos valores, recordes no ano, em Porto Murtinho (17%), Costa Rica (21%), Sonora (21%), Três Lagoas (22%) e Coxim (22%).

A previsão para a semana será de altas temperaturas na regiões. Porto Murtinho, por exemplo, pode alcançar calor de 36°C. Coxim e Aquidauana devem marcar 35°C.

Sem chuvas

O Estado chega a 47 dias sem chuvas significativas, em grande volume desde o dia 14 de junho. A última chuva em Sonora marcou apenas 9,4 milímetros e não há registro desde o dia 15 de junho.

O prognóstico indica chances de volumes, apesar de baixos, acumulado de 35 milímetros na primeira quinzena de agosto.

Conteúdos relacionados