Com o objetivo de facilitar o acesso aos serviços oferecidos pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), o governo de Mato Grosso do Sul institui nesta sexta-feira (24), por meio do DOE (Diário Oficial do Estado) Programa “MS em Ação: Segurança e Cidadania”, que levará atendimento e ampliará a segurança em comunidades de áreas remotas do Estado.

O programa consiste em um conjunto de ações para aproximar os serviços públicos de segurança e justiça das populações que residem em locais de difícil acesso, como comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

Além disso, a proposta busca promover a integração institucional e informacional entre as redes de atendimento ao cidadão, auxiliando na redução dos indicadores criminais nas comunidades atendidas e circunvizinhas.

O Programa “MS em Ação: Segurança e Cidadania” baseia-se nos seguintes princípios:

  • Articulação, integração e cooperação entre as instituições públicas;
  • Participação da sociedade civil;
  • Participação da comunidade atendida;
  • Transversalidade das políticas públicas.

As ações do programa serão coordenadas pela Sesp (Secretaria-Executiva de Segurança Pública), com o apoio das demais secretarias de estado, serviços públicos dos municípios e da União, bem como eventuais parceiros da iniciativa privada e do terceiro setor.