O segundo dia de provas do 2023, neste domingo (12), encerra-se com campo-grandenses mais confiantes e tranquilos em comparação com a semana passada, quando foram aplicadas as provas de linguagens, humanas e redação. Em Mato Grosso do Sul, 33,4 mil candidatos se inscreveram para realizar a avaliação.

Neste domingo, são avaliados os conhecimentos em matemática e em ciências da natureza. Os portões fecharam às 12h (horário de MS) e os candidatos tinham até às 17h30 para responder às questões. 

Contudo, por volta das 16h já tinha candidato indo embora do local de prova com o sentimento de dever cumprido. 

Douglas realiza a prova pela segunda vez. (Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

O estoquista Douglas Silva, de 33 anos, presta o Enem pela segunda vez, sonhando com uma vaga no curso de Administração.

“Achei que hoje foi mais tranquilo do que na primeira fase porque no primeiro dia tem mais tensão, nervosismo, medo de chegar atrasado, o portão estar fechado. Hoje teve menos movimento, pouca agitação. Com isso, espero tirar nota máxima”, ele torce. 

A primeira vez em que ele fez a prova foi em 2018 e notou mudanças nas questões, como nos tamanhos dos textos. “Vemos questões mais extensas do que em anos anteriores”, aponta. 

Sarah Ellen Salazar, de 18 anos, é do terceiro ano do ensino médio e esta é a primeira vez que faz a prova. Ela pretende cursar biomedicina ou medicina em uma universidade pública. 

“Eu achei a prova da semana passada mais tranquila, hoje foi mais cansativa porque tinha bastante texto. Tinham várias questões de matemática complicadas, mas a biologia estava bem tranquila. Eram conteúdos que eu estava estudando recentemente na escola”, ela conta. 

Milhares de campo-grandenses fizeram a prova. (Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Já o estudante João Pedro Pereira, de 16 anos, sonha em cursar Direito, e avalia que a prova foi menos complicada do que a do domingo anterior (5). 

“Dessa vez, a prova não foi tão extensa porque teve mais contas na parte de exatas, mas comparado com o primeiro dia foi mais tranquilo. Acho que vou bem por ter mais habilidade em exatas desde pequeno”, ele torce. 

Inscritos em 2023

Em 2023, foram 47.472 inscritos no Enem, porém, a primeira prova teve abstenção de 29,5% dos candidatos, somando 14.004 candidatos faltosos. Dessa forma, são esperados pouco mais de 33 mil pessoas na segunda etapa. 

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), realizador do Enem, aplicará as provas em 41 municípios sul-mato-grossenses. São 114 locais de prova e 1.629 salas de aplicação. Dos participantes, 57% (27.020) são isentos da taxa de inscrição e 43% (20.450) pagaram.

Saiba Mais