O secretário de Estado Pedro Lopes de Araújo Neto e servidores do Rio Grande do Norte desembarcaram em Campo Grande, na quarta-feira (20), para conhecer o modelo de gestão e assistência à saúde da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul).

Ricardo Ayache, presidente da Cassems, acompanhou a visita da comissão nas instalações do hospital. Não é a primeira visitação para verificar o modelo próprio de gestão da unidade. Ayache reforça que outras instalações brasileiras estudam a referência para construção da autogestão em estados brasileiros.

“Recebemos, com muita alegria, toda essa comitiva do secretário de administração do Rio Grande do Norte, para poder mostrar um pouco do que é a Cassems, do que nós conseguimos construir coletivamente enquanto servidores públicos e mostrar um pouco da nossa estrutura. Então, para nós, é uma honra receber aqui os colegas.”

O secretário de Administração do nordeste anunciou que o movimento sindical do Rio Grande do Norte procurou a secretária para implantação de um novo projeto. “Eu fiquei impressionado com a estrutura, assim que cheguei ver o tamanho do ambiente, do prédio, estrutura humanizada. Isso aumenta inclusive o nosso desafio, porque estamos partindo do zero”, disse.

Segundo a assessoria de imprensa do hospital, após conhecer a estrutura da unidade hospitalar, o grupo participou de uma apresentação sobre o modelo de gestão e, segundo o secretário, o resultado da visita oferecerá subsídios para construir um desenho de um plano de saúde para servidores do RN.

“Vamos ver quais foram os passos que os servidores de Mato Grosso do Sul trilharam para chegar até aqui, para começarmos um projeto e assim, um dia chegarmos a esse modelo da Cassems. É algo que esperamos começar a dar os primeiros passos ao longo da gestão atual do Governo do Estado do Rio Grande do Norte”, salienta.

A comissão é formada por nove servidores públicos e representantes do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, sendo eles: o secretário-geral do Sindicato dos Policiais Penais do RN (SINDPPEN/RN) Erlon Bernardo de Sousa Gosson, o diretor vice-presidente Executivo da Associação dos Cabos e Soldados da PM do RN (ACS-PM/RN), Nailton de Freitas Silva, a Coordenadora da Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado da Administração do RN (SEAD/RN), Ilana Soares Lamas Von Sohsten, a diretora de Administração e Finanças do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTE/RN) Eliane Bandeira e Silva, o diretor de Articulações da Associação dos Bombeiros Militares do RN (ABM/RN), Railton Marcio da Cunha, a presidente do Sindicato dos Policiais Penais do RN (SINDPPEN/RN) Vilma Batista Guedes da Câmara, a Coordenadora Geral do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (SINAI/RN) Zilta Nunes de Oliveira.

Também estiveram presentes na visita o superintendente do administrativo financeiro do hospital Sandra Ortega, o vice-presidente da Caixa dos Servidores Ademir Cerri, o diretor jurídico Cleber Tejada, o gerente da unidade de Campo Grande Alessandro Depieri, o conselheiro gestor da unidade hospitalar Fernando Ferreira de Anunciação.