Pular para o conteúdo
Cotidiano

Santa Casa diz que superlotação de pacientes é causa de ambulâncias retidas em hospital

Santa Casa afirma que na manhã de hoje, 57 pacientes ocupavam espaço destinado a apenas 13 pessoas no pronto-socorro e por isso as 11 macas ficaram retidas
Priscilla Peres -
idoso
Santa Casa de Campo Grande (Foto: Arquivo Midiamax)

Nesta segunda-feira (13) enquanto um casal vítima de acidente de trânsito passou três horas esperando por socorro, na , 57 pacientes ocupavam espaço destinado a apenas 13 pessoas.

Com a superlotação no pronto-socorro a retenção de macas é consequência. Visto que sem leitos disponíveis suficientes para atender a demanda, os pacientes precisam aguardar atendimento na maca.

Nesta manhã o Samu chegou a ter 11 macas retidas no e, consequentemente, 11 viaturas paradas. A Santa Casa de ressalta que o problema “não é retenção de macas, e sim a quantidade de pacientes em atendimento no Pronto-socorro ao mesmo tempo”.

Em nota, o hospital afirma que a quantidade de pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde ao Pronto-socorro do hospital é maior do que a capacidade física instalada. “E como é de conhecimento, mesmo a instituição informando sobre essa superlotação aos órgãos de regulação responsáveis, os pacientes continuam chegando à revelia”.

Superlotação no pronto-socorro

De acordo com a Santa Casa, no Pronto-socorro Adulto, a situação na manhã desta segunda-feira (13), era de 16 pacientes na Unidade de Decisão Clínica – Crítica, sendo que três estavam em ventilação mecânica (intubado), e 11 internados aguardando leito e três em observação. Lembrando que a capacidade máxima é de 6 leitos nesta setor.

Já na Unidade de Decisão Clínica – Não crítica, haviam 41 pacientes no setor, sendo que a capacidade máxima é de apenas 7 leitos, dos pacientes que estão ali, sendo 22 são internados e aguardam leitos em enfermaria e 19 em observação.

“A Santa Casa sempre foi responsável com a liberação das macas, justamente por entender a importância da utilização delas pelas Unidades de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e pelo Corpo Bombeiros, porém, a não liberação não depende do hospital, mas sim da possibilidade numérica de pacientes em atendimento”, diz o hospital em nota.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Reunião aconteceu nesta sexta-feira (Foto: Divulgação, prefeitura)

Com aumento de doenças respiratórias, Hospital de Dourados reserva 10 leitos de UTI para pacientes

ERRAMOS: Morto em confronto durante operação em MS era jovem de 19 anos

Rodrigo Hillbert sofre acidente durante maratona: ‘Serve de alerta’

Servidora presa por dirigir bêbada e agredir PM é solta após fiança de R$ 4,5 mil

Notícias mais lidas agora

jbs

Em 30 dias, laudo da Planurb vai mostrar se JBS instalou sistema que pode acabar com mau cheiro

Secretária presa por corrupção pediu propina para campanha eleitoral após ‘sumiço’ de dinheiro

Com 135 mortes e hospitais cheios, MS reforça vacinação contra a gripe

Emendas: Dino manda Congresso e governo se manifestarem após Sóstenes não responder intimação

Últimas Notícias

Evento

Paróquia faz feijoada de 10 dias com direito à música de raiz em Campo Grande

Além de feijoada, festa do padroeiro terá churrasco de costela no chão

Emprego e Concurso

Com vaga para trainee, Suzano abre oportunidades em duas cidades de Mato Grosso do Sul

Seleções querem preencher vagas para operações em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas

MidiaMAIS

Projeto teatral chega a Campo Grande com peças aos finais de semana

Ao todo, 53 ações serão realizadas em Belém, Manaus, Campo Grande e São Paulo

Mundo

Terremoto de magnitude 7,4 atinge Argentina e Chile

Território chileno tem possibilidades de tsunami