Pular para o conteúdo
Cotidiano

Saiba o que é o sistema de baixa pressão que traz chuvas e deixa Mato Grosso do Sul em alerta

Treze cidades do Estado estão em alerta para chuvas causadas por fenômeno
Aliny Mary Dias -
Compartilhar
chuvas
Sistema de baixa pressão causa chuvas em Mato Grosso do Sul (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

O inverno quente de 2023 que bate recordes de temperaturas e surpreende vários estados do Brasil, entre eles Mato Grosso do Sul, também é marcado por fenômenos climáticos que mudam de uma hora para a outra o clima no Estado. Entre eles, está o sistema de baixa pressão, que nesta semana deve trazer tempestades para Mato Grosso do Sul.

A previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) indica que até esta quinta-feira (31) o sistema de baixa pressão é responsável por tempestades e ventania em várias regiões do Estado, inclusive no Pantanal.

A expectativa é que no fim de semana, o sistema de baixa pressão que chegou ao Estado vindo do Paraguai se afaste e o calor volte a predominar.

Mas afinal, o que é o Sistema de Baixa Pressão

O sistema de baixa pressão é um fenômeno climático formado quando há divergência do vento nos níveis superiores da atmosfera. Isso ocorre quando a pressão atmosférica em determinado ponto é menor do que nas áreas vizinhas.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os maiores sistemas de baixa pressão podem causar ciclones polares de núcleo frio e ciclones extratropicais.

Cidades de Mato Grosso do Sul em alerta

Treze cidades de Mato Grosso do Sul estão em alerta emitido pelo Inmet para chuvas intensas a partir desta terça-feira (29).

Confira abaixo as cidades em alerta:

Conforme o aviso, válido das 9h20 às 23h59, há perigo potencial para chuva, com volume de 20 a 30 mm por hora ou 50 mm ao dia, acompanhada de rajadas de vento de 40 a 60 km/h.

Apesar do alerta, é baixo o risco de acidentes com queda de galho de árvores, corte de energia elétrica e alagamentos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados