Saiba o que é o sistema de baixa pressão que traz chuvas e deixa Mato Grosso do Sul em alerta

Treze cidades do Estado estão em alerta para chuvas causadas por fenômeno

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
chuvas
Sistema de baixa pressão causa chuvas em Mato Grosso do Sul (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

O inverno quente de 2023 que bate recordes de temperaturas e surpreende vários estados do Brasil, entre eles Mato Grosso do Sul, também é marcado por fenômenos climáticos que mudam de uma hora para a outra o clima no Estado. Entre eles, está o sistema de baixa pressão, que nesta semana deve trazer tempestades para Mato Grosso do Sul.

A previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) indica que até esta quinta-feira (31) o sistema de baixa pressão é responsável por tempestades e ventania em várias regiões do Estado, inclusive no Pantanal.

A expectativa é que no fim de semana, o sistema de baixa pressão que chegou ao Estado vindo do Paraguai se afaste e o calor volte a predominar.

Mas afinal, o que é o Sistema de Baixa Pressão

O sistema de baixa pressão é um fenômeno climático formado quando há divergência do vento nos níveis superiores da atmosfera. Isso ocorre quando a pressão atmosférica em determinado ponto é menor do que nas áreas vizinhas.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os maiores sistemas de baixa pressão podem causar ciclones polares de núcleo frio e ciclones extratropicais.

Cidades de Mato Grosso do Sul em alerta

Treze cidades de Mato Grosso do Sul estão em alerta emitido pelo Inmet para chuvas intensas a partir desta terça-feira (29).

Confira abaixo as cidades em alerta:

Conforme o aviso, válido das 9h20 às 23h59, há perigo potencial para chuva, com volume de 20 a 30 mm por hora ou 50 mm ao dia, acompanhada de rajadas de vento de 40 a 60 km/h.

Apesar do alerta, é baixo o risco de acidentes com queda de galho de árvores, corte de energia elétrica e alagamentos.

Conteúdos relacionados

lei seca cerveja bebidas
Yoga