O inverno quente de 2023 que bate recordes de temperaturas e surpreende vários estados do Brasil, entre eles , também é marcado por fenômenos climáticos que mudam de uma hora para a outra o no Estado. Entre eles, está o sistema de baixa pressão, que nesta semana deve trazer tempestades para Mato Grosso do Sul.

A previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) indica que até esta quinta-feira (31) o sistema de baixa pressão é responsável por tempestades e ventania em várias regiões do Estado, inclusive no Pantanal.

A expectativa é que no fim de semana, o sistema de baixa pressão que chegou ao Estado vindo do Paraguai se afaste e o calor volte a predominar.

Mas afinal, o que é o Sistema de Baixa Pressão

O sistema de baixa pressão é um fenômeno climático formado quando há divergência do vento nos níveis superiores da atmosfera. Isso ocorre quando a pressão atmosférica em determinado ponto é menor do que nas áreas vizinhas.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os maiores sistemas de baixa pressão podem causar ciclones polares de núcleo frio e ciclones extratropicais.

Cidades de Mato Grosso do Sul em alerta

Treze cidades de Mato Grosso do Sul estão em alerta emitido pelo para chuvas intensas a partir desta terça-feira (29).

Confira abaixo as cidades em alerta:

Conforme o aviso, válido das 9h20 às 23h59, há perigo potencial para chuva, com volume de 20 a 30 mm por hora ou 50 mm ao dia, acompanhada de rajadas de vento de 40 a 60 km/h.

Apesar do alerta, é baixo o risco de acidentes com queda de galho de árvores, corte de energia elétrica e alagamentos.