Cotidiano

Saiba o que é a declaração de comparecimento do Enem e como acessar

Documento é importante para quem precisa abonar falta no trabalho

A Declaração de Comparecimento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um documento que serve para comprovar que o participante esteve presente no dia da prova. Ela é utilizada para quem precisar abonar a falta no trabalho, por exemplo. No entanto, para ter validade, é necessário ser assinada pelo chefe da sala no dia e local do exame. Neste ano, o exame será realizado nos dias 5 e 12 de novembro.

“Apresentar ao chefe de sala na porta da sala, nos dois dias de aplicação, a Declaração de Comparecimento impressa, caso necessite comprovar sua presença no exame”, conforme consta no deste ano, que recebeu mais de 3,9 milhões de inscrições

Segundo o (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o documento, que deve ser impresso pelo candidato, fica disponível, por dia de aplicação, na Página do Participante, mediante informação de e senha. Geralmente, a pessoa pode acessá-lo alguns dias antes do dia do exame.

Antes de entrar na sala de provas, o documento deve ser guardado em envelope porta-objeto.

O Inep também reforça, por meio do edital, que não disponibilizará a Declaração de Comparecimento e o Cartão de Confirmação da Inscrição após a aplicação de cada dia de prova.

Na terça-feira (24), o Inep divulgou os locais onde o candidato irá realizar o Enem deste ano. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), o Cartão de Confirmação traz informações sobre o número de inscrição, data, hora e local das provas. Acesse a Página do Participante neste link para realizar a consulta.

Não se atrase para o Enem

As provas do Enem 2023 acontecem nos dias 5 e 12 de novembro, em dois domingos consecutivos. Por isso, com o cartão de confirmação em mãos, já é possível se programar para não se atrasar nos dias da prova.

Confira os horários em Mato Grosso do Sul:

  • Abertura dos portões: 11h
  • Fechamento dos portões: 12h
  • Início das provas: 12h30
  • Término das provas no 1º dia: 18h
  • Término das provas no 2º dia: 17h30

O gabarito será divulgado no dia 24 de novembro e o resultado, apenas no dia 16 de janeiro de 2024.

Conteúdo das provas

No primeiro dia de provas do Enem, em 5 de novembro, serão aplicadas 45 questões da prova de Linguagens (40 de Língua Portuguesa e 5 de inglês ou espanhol), além de 45 perguntas de Ciências Humanas e Redação.

Já no outro domingo, 12 de novembro, os estudantes respondem as 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza.

Saiba Mais