Rio Miranda atinge nível de emergência e pode causar alagamentos em Bonito

Cemtec emitiu alerta para a Defesa Civil tomar conhecimento de possível evento

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Rio Miranda pode transbordar e causar risco a integridade das pessoas que vivem em áreas ribeirinhas. (Foto: Divulgação / Governo de MS)

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) emitiu alerta para situação de emergência para o Rio Miranda, em Bonito, a 300 km de Campo Grande. O aviso foi emitido às 6h30 deste domingo (19).

Conforme o documento, as leituras dos níveis do Rio Miranda emitidas pela plataforma de Coleta de Dados-PCD Estrada MT-738 indicam que o rio atingiu nível de emergência e pode transbordar, provocando alagamentos em populações ribeirinhas.

Trecho do aviso cita que o evento tem “potencial para provocar significativos danos materiais e com riscos à integridade humana”.

Isso porque, segundo o Cemtec, o volume de chuvas de 39 mm nos últimos 3 dias fez elevar o nível do Rio Miranda, em Bonito, que atingiu 4,7 metros desde sexta-feira (17).

Vale ressaltar que a previsão indica chuvas intensas para este domingo na região. Dessa forma, a recomendação é de que o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) acione a Defesa Civil para tomar as providências.

Conteúdos relacionados