Representantes da Prefeitura de Okinawa, no Japão, o assessor do Ministro de Carreira Diplomática do Ministério das Relações Exteriores e o interlocutor do Governo do Mato Grosso do Sul, realizaram uma reunião online nesta quarta-feira (25). O encontro serviu para estabelecer o cronograma de visita da missão de Okinawa, e antecipar os tópicos que serão tratados com as autoridades do Governo sul-mato-grossense, a fim de aprofundar a cooperação entre os dois Estados.

Durante a reunião, foi apresentado o cronograma da viagem que a Comitiva da Prefeitura de Okinawa (Japão) realizará a Campo Grande, na primeira quinzena do mês de fevereiro. A Comitiva será composta por Kumiko Arakaki, chefe da Missão e titular do Departamento de Intercâmbio da Prefeitura de Okinawa, Tomohiro Uchiyama e Andreia.

Segundo Uchiyama, a Missão deverá chegar a Campo Grande no final da tarde do dia 7 de fevereiro e permanecerá na cidade até o dia 12 de fevereiro. Ademais, sugere que seja realizada, ainda no dia 7 de fevereiro, no hotel onde se hospedará a Comitiva, uma reunião com representantes da Associação e interlocutores do Governo do Estado, para antecipar os tópicos que serão tratados com as autoridades governamentais durante a estadia dos representantes.

Odilon Trindade Valençoela, assessor do Ministro de Carreira Diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro, e interlocutor do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, informou que no dia 8 de fevereiro a Comitiva será recepcionada, no período matutino, pelo Governador do Estado, Eduardo Riedel, e pelo Diplomata João Carlos Parkinson de Castro, para uma reunião oficial.

No período vespertino, os membros da Missão participarão de uma reunião com a Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, e de uma visita ao Bioparque Pantanal.

O Sr. Odilon sugeriu, ainda, a elaboração de uma programação turística, a ser realizada entre os dias 10 e 12 de fevereiro, que inclua uma visita à cidade de Aquidauana, que abriga uma expressiva colônia de imigrantes e descendentes japoneses, bem como às cidades de Bonito e Jardim, importantes destinos turísticos do Estado.

Ao final, Marcel Arakaki Asato, presidente da Diretoria Executiva, destacou que a Associação Okinawa de Campo Grande está à disposição para colaborar com o desenvolvimento das relações entre o Estado de Mato Grosso do Sul e a Província de Okinawa, em vista do relevante potencial que o aprofundamento da cooperação entre referidos estados apresenta.