Pular para o conteúdo
Cotidiano

Remédios vencidos vão para lixo comum? Saiba como descartá-los corretamente

Descartar medicamentos de forma incorreta pode contaminar o solo e o lençol freático do município
Fábio Oruê -
remédios medicamentos
Medicamentos (Arquivo, Jornal Midiamax)

Já olhou a ‘farmacinha’ no armário de casa para fazer aquela limpeza e se deparou com alguns medicamentos vencidos? Depois disso, qual foi o destino deles? A destinação correta de medicamentos vencidos é uma dúvida comum. Nem todo mundo sabe, mas todo tipo de remédio precisa ser corretamente descartado, inclusive, para evitar danos ambientais e acidentes.

Em , os medicamentos ofertados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e que estão fora do prazo de validade podem ser levados até uma das unidades de saúde para o descarte. Lá, os medicamentos são encaminhados conforme local adequado, como incinerador ou aterro sanitário.

Já para os medicamentos que não fazem parte do SUS, os moradores devem levá-los para farmácias e drogarias particulares, já que a responsabilidade fica com eles.

Além disso, segundo a (Secretaria Municipal de Saúde), o descarte inadequado de medicação é considerado crime ambiental e infração ao código sanitário do município, podendo gerar que varia de R$ 100 a R$ 15 mil.

remédios medicamentos
Farmácia em Campo Grande (Arquivo, Jornal Midiamax)

Vale ressaltar que o sistema de logística do descarte de medicamentos só entrou em vigor em dezembro de 2020, após 10 anos de discussão com o setor produtivo, após a instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos, em 2010.

A logística reversa, ou seja, o descarte de remédios domiciliares, teve regulamentação apenas em junho de 2020, com efeitos a partir de dezembro do mesmo ano.

Como descartar corretamente remédios vencidos?

Tanto medicamentos vencidos quanto aqueles que o paciente não vai mais usar precisam de um descarte correto. Conforme a gerente de Medicamentos e Correlatos da Diretoria de Vigilância Sanitária, Renata Moreira Ferreira, o consumidor não deve retirar o produto da embalagem primária, que é aquela que fica em contato direto com o medicamento.

No caso de líquidos, a embalagem primária é o frasco de vidro ou plástico; no comprimido, é o blister de alumínio. “O consumidor deve levar os produtos aos estabelecimentos da forma que está, não deve descaracterizar o medicamento”, disse.

De acordo com Renata, o estabelecimento precisa saber qual é o medicamento para direcionar corretamente para o descarte. Algumas substâncias, segundo ela, precisam de neutralização antes de irem para o incinerador.

remédios medicamentos
Remédios (Arquivo, Jornal Midiamax)

Bulas e embalagens

As bulas e as embalagens secundárias, as caixas de papelão, também podem ir com os medicamentos nos pontos de coleta. Mas, segundo Renata, como não tiveram contato direto com o medicamento, podem ir para a reciclagem ou coleta seletiva, como outros produtos de papel.

Entretanto, no caso das seringas e agulhas, as legislações não preveem o recolhimento por farmácias e drogarias. Caso o paciente faça uso domiciliar desses produtos, eles devem ter como destino hospitais ou postos de saúde. A sugestão é armazená-los em garrafas pet com tampa, para evitar acidentes.

A gerente ressalta ainda que o lixo comum não é destino correto. Nem derramar em pias ou vasos sanitários, pois podem contaminar o solo e os rios – ou ainda serem encontrados no lixo e utilizados de forma indevida.

Nada de doações de remédios

Renata alerta que também não se deve fazer doações ou trocar medicamentos entre pessoas. “O medicamento também pode gerar eventos adversos e efeitos colaterais”, explica.

“Se quer fazer doação de medicamentos que continuam dentro da validade, a pessoa pode procurar um estabelecimento de saúde. Não recomendamos doar ou reutilizar em outras pessoas porque o que serviu para um não necessariamente vai servir para outros”, completa Renata.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é esfaqueado cinco vezes e chega sozinho em pronto-socorro de hospital em Coxim

VÍDEO: Idoso em bicicleta é atropelado e motorista foge sem prestar socorro em Rio Verde

Lula diz ao New York Times que soberania e democracia são inegociáveis

Alems promove Conferência dos Direitos Humanos nesta semana

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

bolsonaro

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

VÍDEO mostra colisão na Ernesto Geisel e carro caindo em córrego de Campo Grande

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Seguem abertas inscrições para vestibular e Passe da UFMS em 11 cidades de MS

Provas serão aplicadas em dezembro

Brasil

Tarcísio volta a Brasília para lobby pela anistia após julgamento de Bolsonaro

Condenação transformou a pauta da anistia em teste decisivo para Tarcísio

Transparência

Sua rua está na lista? Lançada licitação para asfaltar bairro de Aparecida do Taboado

Propostas serão abertas em 1º de outubro

Esportes

Flamengo vence o Juventude em Caxias do Sul e amplia vantagem na liderança do Brasileiro

Rubro-Negro não vencia em Caxias do Sul há 28 anos