O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, esteve presente no evento de inauguração da oficina ortopédica e ampliação do CER (Centro Médico de Reabilitação) da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), em Campo Grande, na manhã desta segunda-feira (6).

Agenda foi no prédio do CER, localizado na Vila Progresso, e também contou com a presença dos deputados federais Vander Loubet e Geraldo Resende, do secretário de Estado da Casa Civil, João Eduardo Rocha, Crhistinne Maymone, secretária-adjunta de saúde, que foi representar a SES e Sandro Benitez, secretário de Saúde municipal que representou a prefeita Adriane Lopes.

Segundo Eduardo Riedel, o governo do Estado será parceiro do terceiro setor e trabalho precisa contar com a colaboração dos municípios.

“Estive por duas vezes aqui ao longo da campanha e já estive aqui como secretário, a APAE sempre me emocionou muito. Não tem como não sentir a energia de vocês que estão trabalhando, no dia a dia, das crianças […] se municípios e estados fazem o dever de casa, a gente consegue entregar para vocês”, ressalta o governador.

Mil atendimentos diários

A inauguração na Apae condiz com o crescimento da instituição na Capital. Luiz Cesar Nocera, presidente da instituição em Campo Grande, recorda que a Apae realizada cerca de 100 atendimentos por dia em 2011. Número aumentou para 400 em 2015 e, agora, equipe atinge a quantidade de mil atendimentos diários.

Dessa forma, a construção de novas salas foi projetada e a expectativa é que elas sejam instaladas na parte inferior do prédio.

Ottão Pereira de Almeida, presidente da Federação das APAEs de Mato Grosso do Sul, reforça que são 62 Apaes atuantes no Estado. Além disso, segundo Nilson Ferreira, vice-presidente nacional da Apae, são mais de 2,2 mil instituições no Brasil inteiro. “A Apae de Campo Grande é referência para o país”, afirma.

Também presente na cerimônia, o diretor-clínico do CER, Paulo Siuff Neto, explica a importância do centro para a comunidade.

“Conversando com alguns amigos que aqui se encontram no CER APAE, disseram que o CER deveria ter um nome diferente, CÉU APAE. Aqui é onde as pessoas que precisam encontram um pouquinho de esperança”, diz.

Homenagem ao governador

A equipe de reportagem do Jornal Midiamax também apurou que, antes da cerimônia, Eduardo Riedel e outras autoridades foram homenageadas no segundo andar do prédio do CER, onde pinturas feitas pelas crianças estavam expostas.