Pular para o conteúdo
Cotidiano

Reajuste salarial dos professores da rede municipal deve ser discutido em abril

Prefeitura deve apresentar em 11 de abril uma proposta sobre como pode ser feito o pagamento de reajuste salarial da categoria
Thalya Godoy, Anna Gomes -
professores acp protesto
Professores se mobilizam desde o último bimestre de 2022 a favor do reajuste salarial integral. (Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

As discussões sobre o salarial de professores da Reme (Rede Municipal de Ensino) de devem acontecer até 11 de abril deste ano. A data foi anunciada em reunião da Câmara Municipal nesta terça-feira (7). 

Em encontro na última segunda-feira (6), entre a comissão mista, ficou decidido que serão realizados pequenos encontros semanalmente até abril para debater o reajuste salarial dos professores, de acordo com o piso nacional de 20 horas semanais. 

Os encontros contarão com a participação da comissão mista, formada pela ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), Comissão Permanente de Educação e Desporto da Câmara Municipal e a Prefeitura de Campo Grande.

Em 11 de abril, a Prefeitura Municipal de Campo Grande deve fazer uma proposta de como poderá ser feito o pagamento. 

“Iniciamos ontem a negociação sobre o piso 2023. Deve até a primeira quinzena de abril fechar a proposta de cumprimento por parte da PMCG”, afirmou o presidente da ACP, Gilvano Bronzoni.

Vereadores em reunião nesta terça-feira. (Foto: Anna Gomes/Jornal Midiamax)

Pagamento de 10,39% não incidiu sobre salários

Os professores da Reme se mobilizam desde o último bimestre de 2022 por meio de greve, paralisações e reuniões a favor do cumprimento da Lei 6.796/2022, que prevê reajuste salarial escalonado de 67% até 2024.

O escalonamento deveria ser da seguinte forma: 10,06% retroativo a fevereiro, 10,39% em novembro de 2022; 11,67% em maio/2023; 11,67% em outubro/2023; 11,67% em maio/2024; e 11,67% em outubro/2024.

Porém, o reajuste de 10,39% previsto em novembro do ano passado não foi pago na data, o que levou os professores a se mobilizarem. 

Depois de meses de negociações entre representantes da ACP, Prefeitura e da casa de leis, em 9 de fevereiro deste ano a Câmara Municipal aprovou em regime de urgência a em caráter temporário para os professores da rede pública municipal de ensino, ativos e inativos.

O pagamento dos 10,39% foi dividido em duas vezes, sendo 4% da verba indenizatória concedida em fevereiro e os outros 6,39% em junho deste ano. Assim, o reajuste não incide sobre o dos professores.

Na época, o presidente da Comissão Permanente de Educação e Desporto, vereador Professor Juari (PSDB), afirmou que pretendia retomar as negociações para que o pagamento incidisse sobre o salário. 

“O sonho da gente é que fosse no salário e que a Lei 6.796 fosse cumprida, mas não foi. A Prefeita Adriane está aberta para conversa. Conseguimos os 10,39% que não é o ideal, pois queremos que o valor vá para o salário. A prefeita precisa fazer a parte dela e diminuir o teto que hoje em dia é de 57,2% ferindo a Lei de Responsabilidade Fiscal. Depois do Carnaval vamos sentar com o Executivo e pedir o extrato das contas. Queremos construir a possibilidade de colocar em prática os direitos dos professores”, disse na época o vereador.

Mobilização desde 2022

Os professores aceitaram a proposta da prefeitura em 1º de fevereiro. O último bimestre de 2022 teve intensa movimentação dos professores a favor do reajuste integral de 10,39%, com a realização de paralisações e greve geral por uma semana.

Na época, a Prefeitura Municipal de Campo Grande alegou falta de recursos. Então, não cumpriu com compromisso com a lei de responsabilidade fiscal de conceder o aumento conforme a Lei 6.796/2022 para o piso de 20 horas.

O município queria dividir os 10,39% de aumento em três parcelas. Assim, seriam 3,42% em janeiro de 2023; 3,48% em maio e outros 3,48% em dezembro.

Contudo, esta proposta da Prefeitura feita aos professores foi rejeitada pela categoria. Encerraram as negociações em dezembro com a promessa de serem retomadas no início deste ano.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sem comparecer ao julgamento, réu é condenado a 16 anos de prisão por matar rapaz em 2020

Moraes dá cinco dias para Bolsonaro e réus apresentarem defesa prévia

Maisa Silva recria meme com Silvio Santos em cena de ‘Garota do Momento’

Analistas tributários iniciam paralisação e declaração do Imposto de Renda pode ser afetada

Notícias mais lidas agora

Monteiro acata denúncia de ‘amigos’ de Razuk e suspende no TCE-MS licitação da loteria estadual

Procurado pela Interpol, advogado de MS é preso na Itália

ffms réus

Justiça valida destituição de Cezário e enterra tentativa de voltar ao cargo ‘no tapetão’

Prefeita de Ituiutaba obtém medida protetiva contra André Janones por violência doméstica

Últimas Notícias

Cotidiano

Sem escoamento adequado, moradores têm quintais invadidos por enxurrada na Vila Bordon

Morador já precisou abrir um buraco na casa para dar passagem à água

Brasil

Maioria do STF mantém condenações por incêndio na boate Kiss

Incêndio na boate deixou 242 pessoas mortas

Emprego e Concurso

Prefeitura de Naviraí abre processo seletivo de nível médio e superior com salários de até R$ 4,9 mil

vagas são para cargos nas áreas de Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Enfermagem e Assistente Social

Brasil

VÍDEO: Touro avança sobre homem em avenida movimentada de Ribeirão Preto

Uma BMW ficou destruída durante perseguição