A Sejuv (Secretaria Municipal de Juventude) lançou edital de lançamento do projeto “Quem Ama Cuida – Grupo Terapêutico e Psicoterapia” que oferecerá atendimentos terapêuticos para adolescentes, jovens e familiares na sua sede, bem como nas sete regiões de Campo Grande.

O objetivo é oferecer uma política pública eficiente que garanta acesso dos adolescentes, jovens e responsáveis, que tenham a necessidade de passar por acompanhamentos terapêuticos por estarem em sofrimento mental e ideação ao suicídio ou autolesão, implantando o serviço de apoio e de reabilitação para pessoas afetadas.

O projeto será nas intermediações da Sejuv, buscando atender a população das sete regiões do município com as finalidades de:

  • Identificar jovens/ familiares e outros com ideação ao suicídio;
  • Difundir mecanismos de proteção;
  • Capacitar jovens/ familiares/ professores e outros para a prevenção ao suicídio;
  • Reunir informações de dados sobre o problema do suicídio entre jovens/ familiares/ professores e outros;
  • Reunir informações de dados sobre o problema de suicídio da população do município;
  • Criar campanhas de divulgação e abordagens do tema, mediante palestras nas escolas e outros.

Recursos

Segundo a prefeitura, o projeto será desenvolvido com profissionais internos da Secretaria Municipal da Juventude e parcerias, sem afetar o erário municipal.

“Os resultados que se espera alcançar são a melhoria nas relações sociais, maior assertividade ao lidar com questões referentes aos transtornos, alívio emocional, melhoria no autoconhecimento, autoestima, desenvolvimento na aprendizagem, evolução psicossocial dentre outras”, informa.

Documento foi assinado por Maicon Cleython Rodrigues Nogueira, secretário municipal da Sejuv.