‘Proibido qualquer comércio’: Prefeitura notifica e aluguel de patins deixa Parque dos Poderes

Legislação do local veda qualquer tipo de comércio dentro das dependências do parque

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
patins
Área onde empresa se 'instala' é a mais plana do parque (Foto: Divulgação/ Play Patins)

A Prefeitura do Parque dos Poderes notificou a empresa Play Patins Aluguel, proibindo a comercialização do empreendimento dentro da área do parque, que compreende a região do final da Avenida Mato Grosso até os altos da Afonso Pena.

Conforme o empresário e instrutor de patinação, Hudson Martins, de 32 anos, a empresa se instala aos fins de semana, durante o projeto ‘Amigos do Parque’, oferecendo uma opção aos frequentadores.

O projeto fecha a Avenida do Poeta Manoel de Barros para o tráfego de veículos automotores e libera a via para os pedestres realizarem atividades diversas. A população pode caminhar e correr, passear de bicicleta e patins, entre outras atividades.

A Play ficava em frente à SED (Secretaria de Estado de Educação) desde que o Parque dos Poderes foi revitalizado. Eles se instalaram ali por conta da área plana, que oferece mais segurança para os praticantes de patinação.

patins
Alugar os patins era uma das opções de lazer, mas ficava dentro das dependências do Parque (Foto: Divulgação/ Play Patins)

“A grande maioria das pessoas que fazem uso dos patins de aluguel estão aprendendo. Então, elas recebem dicas e instruções gratuitas. Ali foi o local mais adequado para a prática esportiva no Parque dos Poderes”, explica Hudson ao Jornal Midiamax.

Notificação

No último dia 11 de junho, um domingo de funcionamento no Parque, a empresa recebeu a notificação da Prefeitura do local. A ‘Play’ comunicou sobre a notificação para os clientes pelas redes sociais.

“Nem todos têm condições de comprar um par de patins e essa era uma ótima opção. Estou muito chateada; vão proibir de andar também?”, escreveu uma usuária.

Hudson ressalta que não há espaços públicos onde é possível praticar o esporte com segurança. “Aqui em Campo Grande, nem no Estado, não tem nenhum local específico para a patinação. Existem várias pistas de skate, mas para patinação não tem”, diz.

“O que o patinador precisa? De um local aberto, amplo e plano, e de preferência que tenha um corrimão para que os iniciantes consigam segurar. O pessoal do patins não é igual skate que precisa de rampa e corrimão para ficar subindo em cima”, explica o instrutor.

patins parque dos poderes
Comerciantes ficam nas entradas do Parque em dia de ‘Amigos do Parque’ (Foto: Reprodução)

Prefeitura proíbe comercialização

Em nota enviada ao Jornal Midiamax, a Prefeitura do Parque dos Poderes Pedro Pedrossian explica que, de acordo com as diretrizes estabelecidas, não está prevista a comercialização de produtos ou serviços dentro do espaço, incluindo a locação de equipamentos esportivos.

“A Prefeitura do Parque ressalta que essa vedação ao comércio tem como finalidade preservar a integridade do ambiente e garantir a tranquilidade dos frequentadores. Além disso, a Prefeitura preza pelo compromisso de manter a igualdade de acesso ao espaço, sem privilegiar ou permitir a exploração comercial por parte de terceiros”, diz o texto.

Entretanto, a prefeitura diz que orientou o grupo a enviar ofício à Prefeitura do Parque ou à Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística) “que, prezando pela economia criativa, encontrarão, junto dos praticantes da modalidade, a melhor solução para a situação”.

A Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) também informou ao Jornal Midiamax que vai se reunir com os envolvidos pelo funcionamento do projeto para tratar dessa questão do aluguel de patins, mas ainda sem data definida.

Conteúdos relacionados