Profissionais da enfermagem do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) realizam um protesto no saguão a favor da manutenção da Diretoria de Enfermagem. A discussão de uma mudança no organograma colocaria esses profissionais como auxiliares de médicos, o que é repudiado pela categoria. 

De acordo com o presidente do SintssMS (Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul), Ricardo Bueno, o HRMS tem um quadro de 950 a mil profissionais de enfermagem, o que corresponde a cerca de 45% do efetivo do hospital. 

“A resolução de um conselho de categoria [Conselho Regional de Medicina] não pode ferir o exercício profissional de outra categoria. Só que não houve acordo nisso”, afirma Ricardo Bueno. 

Manifestação no Hospital Regional (Nathalia Alcântara, Midiamax)

A categoria se posicionou contrária a iniciativa de desmembrar a coordenação de enfermagem e colocá-la na diretoria médica. O sindicato teria sido informado dessa intenção na última quarta-feira (29). 

Foi aberto um diálogo com o governo estadual e direção do Hospital Regional, mas como não houve acordo entre as partes, os enfermeiros decidiram fazer a mobilização nesta terça-feira. 

A Diretoria de Enfermagem do HRMS foi criada em 2014 após luta da categoria. “A categoria quer ser aceita e conversar. A diretoria de enfermagem no HR é histórica. Se procurar diretoria em outros hospitais de Mato Grosso do Sul não existe […] essa diretoria não é eco, discute processos”, recorda Ricardo Bueno. 

Parte do quadro de enfermagem do hospital participou da manifestação, nesta terça-feira. Uma comissão seria recebida pela diretoria do HRMS.