Pular para o conteúdo
Cotidiano

Professores fazem assembleia para discutir proposta da Prefeitura de renegociação do piso nacional

De acordo com a ACP, Prefeitura quer discutir novas datas e percentuais para o reajuste do salário para cumprimento do piso nacional do magistério de 20 horas
Thalya Godoy -
Professores reunidos na ACP. (Foto: Nathália Alcântara/Jornal Midiamax)

A ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Pública) deve se reunir com a Prefeitura, na próxima quinta-feira (4), para discutir o cumprimento do piso nacional do magistério de 20 horas. No encontro devem participar três representantes do sindicato, três vereadores e três representantes do poder executivo municipal. 

De acordo com o presidente da ACP, Gilvano Bronzoni, a Prefeitura enviou uma proposta ao sindicato dizendo que quer repactuar o salarial, ou seja, rediscutir novas datas e percentuais na reunião de amanhã.

“O que a prefeita nos disse é que quer cumprir a lei, mas para isso precisa discutir prazos e percentuais”, explicou Bronzoni.

Reajuste salarial vai até 2024

O reajuste salarial de da Reme (Rede Municipal de Ensino) de para o cumprimento do piso nacional é estabelecido pela Lei 6.796/2022, que prevê o reajuste escalonado de 67% até 2024.

No texto, o escalonamento está previsto da seguinte forma: 10,06% retroativo a fevereiro de 2022, 10,39% em novembro de 2022; 11,67% em maio/2023; 11,67% em outubro/2023; 11,67% em maio/2024; e 11,67% em outubro/2024.

Porém, o reajuste de 10,39% previsto para novembro de 2022 virou pauta de paralisações e greve dos professores municipais depois que a Prefeitura de Campo Grande alegou dificuldades financeiras para fazer o pagamento integral. 

Após meses de negociações, foi concedida uma verba indenizatória temporária para a categoria por meio da Lei 7.002/2023 que prevê pagamento de 4% em fevereiro e 6,39% em junho deste ano, totalizando os 10,39% referente a novembro de 2022. 

Assim, neste ano a Prefeitura ainda precisa arcar com o reajuste salarial de 11,67% previsto para maio e 11,67% de outubro deste ano, além dos 11,67% para maio e de 11,67% em outubro de 2024.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

cepol amigo

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Últimas Notícias

Política

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Otan anuncia que vai pagar por nova leva de equipamentos militares

Esportes

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

O atacante foi às redes no começo de cada tempo e foi ovacionado pela torcida

Polícia

Mulher fica ferida ao ser agredida com garrafada de vidro em bar de Bonito

A vítima teve vários ferimentos pelo corpo e precisou ser encaminhada para o hospital da cidade

Política

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Presidente Lula assinou o decreto que regulamenta a Lei nesta segunda-feira