A professora Teodora de Souza Guarani toma possa como nova coordenadora da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) em Dourados, na manhã deste sábado (03) na Coordenadoria Regional da Funai de Dourados e Região.
Além de Dourados, as cidades de Maracaju, Caarapó, Rio Brilhante, Juti, Naviraí e Douradina também sob a coordenação indígena em questão. Para a professora Teodora assumir o cargo, foi solicitado Assembleia Aty Guassu, junto ao Setorial indígena do PT de Dourados e Região com a articulação da deputada federal Camila Jara (PT), deputado federal Vander Loubet (PT) e do vereador Elias Ishy (PT) junto ao Ministério dos Povos Indígenas.
Na última quinta-feira (01), Teodora já assinou o termo de posse e o evento simbólico será organizado para celebrar as tradições dos povos originários de Mato Grosso do Sul, com programação que conta com cantos e danças tradicionais dos povos indígenas da região e a presença de representantes de vários movimentos, como a juventude indígena, e a Kuñangue Aty Guasu, Grande Assembleia das Mulheres Kaiowá e Guarani.
No domingo, a partir das 8h, acontecerá outra Grande Cerimônia de celebração na Ogapysy do Nhanderu Getúlio Juca, na Aldeia Jaguapiru.
Sobre a coordenadora
Teodora é professora indígena da etnia Guarani, graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999), Mestra em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB (2013). Foi gestora de educação escolar indígena na Secretaria Municipal de Educação de Dourados – Semed, no período de 2001 a 2008; membro da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena – CNEEI/MEC (2008 a 2012).