Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com Covid em alta, procura por serviço de telemedicina aumenta em Campo Grande

Serviço da Sesau fornece informações por telefone sobre a Covid-19 e realiza monitoramento de pessoas infectadas
Thalya Godoy -
Serviço funciona todos os dias. (Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande)

Criado em 2020 para suprir a demanda por atendimento médico nos primeiros picos da pancemia de , o serviço de Telemedicina da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de voltou a registrar alta nos primeiros dias do ano.

Nesse período, a equipe recebeu mais de 100 ligações e realiza o monitoramento de 25 pessoas desde o início de 2023. A Capital vê uma explosão nas de Covid-19 desde meados de dezembro, com uma alta que ultrapassa os 1.800%.

Em dezembro de 2022, foram mais de 600 ligações recebidas pelo telefone 2020-2170 e aproximadamente 120 pacientes foram monitorados por meio deste serviço. O serviço segue a Nota Técnica nº 26 de 07/12/2022 em relação à Covid-19 para realizar os atendimentos.

“Houve um aumento da procura nas últimas semanas, principalmente pelas festividades. Nós ficamos à disposição para fazer o acompanhamento de pessoas infectadas, mas também tiramos dúvidas da população sobre onde há testes e vacinas próximo à residência, questões de fins trabalhistas e medicações que podem ser usadas em casa”, explica a coordenadora da telemedicina, Núria Ananda Pereira.

Surgiu na primeira onda de Covid-19

O serviço foi implementado na Capital em 2020 para fornecer orientações à população e desafogar a fila de consultas ligadas à Covid-19. A equipe monitora diariamente o isolamento de pessoas que testaram positivo para o e procuraram o serviço de telemedicina, tirando dúvidas e fornecendo informações, como sobre medicações indicadas. Um médico plantonista fica à disposição para atender à população via telefone.

“As pessoas têm muitas dúvidas sobre ter contato com alguém que testou positivo, se devem ou não fazer o teste. Ela deve fazer o teste quando apresenta sintomas. O recomendável é se testar entre o primeiro e oitavo dia de sintomas, mas, especialmente, entre o terceiro e oitavo dia, para evitar falso negativo”, explica a coordenadora da telemedicina.

Outra recomendação é que quem teve contato com pessoas positivadas mantenha a “etiqueta respiratória” e use máscara mesmo se não apresentar sintomas.

Em caso do teste confirmar a infecção, o isolamento dura entre sete e dez dias. O serviço de telemedicina realiza o acompanhamento por uma semana, mas pode prorrogar esse período caso a pessoa ainda apresente sintomas.

O monitoramento pode ser solicitado tanto por quem fez o teste em uma unidade de saúde ou em casa, com os autotestes. “A gente sabe que a notificação sobre os casos de Covid são maiores, mas todos os que procuram vão conseguir a informação que precisam”, esclarece.

Serviço gratuito

O serviço de telemedicina da Sesau funciona todos os dias, inclusive feriados. O horário de atendimento é de domingo a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 19h. O telefone é 2020-2170.

Podem procurar o serviço pacientes com sintomas gripais para esclarecimento de dúvidas (como locais de testagem) e orientação médica. Aqueles que já possuem resultado de teste positivo, para caso necessário, também podem solicitar o monitoramento do médico durante todo período de isolamento.

“O serviço se mostrou essencial nesses últimos anos porque os pacientes poderem ser monitorados no isolamento, o que foi uma medida importante para frear o avanço da pandemia. Além disso também trouxe conforto aos pacientes acamados e isolados”, enumera a coordenadora.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

CGU abre 40 processos sobre descontos ilegais em pensões do INSS

Familiares fazem vaquinha para Cecília, que nasceu com doença congênita

Copa do Nordeste: Bahia vence Confiança por 4 a 1 e encaminha título

Dupla que matou jovem em conveniência se apresenta à polícia

Notícias mais lidas agora

Após reportagem, promotor de Nova Alvorada manda depoimento de servidor para delegacia

Segundo dia: julgamento de Bolsonaro no STF avança e será retomado na próxima semana

VÍDEO: adolescente fica em estado gravíssimo ao ser atropelado no Monte Castelo

Rei da Pornochanchada, David Cardoso se recupera de infecção generalizada causada pela chikungunya

Últimas Notícias

Cotidiano

Orçada em R$ 2,57 milhões, reforma do Fórum de Dourados será entregue nesta quinta

Obra da estrutura inaugurada em 1986

Brasil

CNU 2025: confira as 228 cidades onde serão aplicadas as provas

Candidato escolheu a cidade onde quer fazer a prova e não pode mais alterar

Polícia

Polícia autua proprietário rural por construção irregular às margens do Rio Taquari

Foi identificada uma estrutura metálica de aproximadamente 60 m²

Polícia

Receita e Polícia Federal apreendem R$ 300 mil em produtos contrabandeados

Entre as mercadorias apreendidas estão produtos eletroeletrônicos