Pular para o conteúdo
Cotidiano

Procon-MS reabre sem reforço na segurança 9 dias após assassinato em conciliação

Servidores do órgão relatam que o atendimento retornou sem nenhuma mudança na segurança. O que inclui a falta de detector de metais na entrada e seguranças
Priscilla Peres, Ranziel Oliveira -
Atendimento reabriu nesta quarta. (Foto: Henrique Arakaki/ Midiamax)

O /MS (Superintendência para Orientação e Defesa do de Mato Grosso do Sul) retornou o atendimento ao público na tarde desta quarta-feira (22) de Carnaval. Porém, servidores e usuários relatam que nada mudou na segurança do prédio após o assassinato em audiência em conciliação.

O homicídio aconteceu no dia 13 de fevereiro e a unidade ficou fechada até a sexta-feira (17) devido à situação. O atendimento retornou nesta quarta-feira (22), depois de dois dias e meio de ponto facultativo de Carnaval.

Servidores do órgão relatam que o atendimento retornou sem nenhuma mudança na segurança. O que inclui a falta de detector de metais na entrada e seguranças dentro da unidade.

“O clima é de total descaso e insegurança. Entra quem quer no órgão e não existe nenhum tipo de verificação se a pessoa está armada ou não”, conta um servidor da unidade, que ainda relatou movimento intenso no local.

Usuários relatam insegurança após crime

Em busca de atendimento nesta quarta-feira (22), várias pessoas fizeram o mesmo relato de falta de segurança na unidade, mesmo após um crime acontecer durante audiência de conciliação.

Maria Aparecida de Oliveira, 59, esteve na unidade e disse não ter visto nenhum policial no lugar. “Não tem detector de metais, tinha que ter. É um lugar onde as pessoas vem brigar e acontece o que aconteceu”, disse.

O eletricista Maciel Lopes, 36, disse que essa é segunda vez que vai ao Procon e reparou na falta de segurança. “Só essas viaturas na frente, mas dentro não vi nada, também não passei. Tem que melhorar a segurança sim, vim antes e não mudou nada”.

Em nota, a Sead (Secretaria de e dos Direitos Humanos) informa que a rotina de trabalho no Procon Estadual retornou priorizando procedimentos administrativos internos. Atendimentos à população que porventura forem remarcados, serão feitos sem prejuízos aos cidadãos.

“Preocupada com o bem estar dos servidores, a Secretaria destaca que disponibilizou respaldo psicológico e já iniciou tratativas para resolução de uma série de demandas internas do órgão, com intuito de melhorar as condições de trabalho e a segurança no local. Ressaltamos que não houve interrupção dos serviços on-line, por meio do site do Procon”.

Atendimento acontece sem reforço na segurança (Foto: Henrique Arakaki/ Midiamax)

Crime dentro do Procon

Antônio Caetano de Carvalho foi morto na segunda-feira (13) durante audiência de conciliação com o policial militar reformado José Roberto de Souza. O motivo do assassinato foi uma cobrança de R$ 630 da troca de óleo que havia ficado pendente após o serviço na caminhonete de José Roberto ter sido refeito, já que o motor tinha dado problemas. No momento da cobrança, o policial se levantou da cadeira e perguntou “Como você quer que eu pague?”, e deu os tiros no empresário, que morreu no local.

Era a segunda audiência de conciliação, sendo que a primeira tinha ocorrido no dia 10, última sexta-feira. Na primeira audiência, os ânimos se acirraram, assim como na segunda, mas tudo parecia controlado até o crime ser cometido.

Uma funcionária, de 45 anos, relatou o momento de desespero. Segundo ela, na hora, havia muitos clientes e servidores no local. “Foi tudo muito rápido. Escutei uns três ou quatro disparos. Começamos a entrar debaixo das mesas. Foi desesperador. O nosso medo era de ele sair atirando em todo mundo”, relatou. Ainda segundo ela, apesar da sala ser aos fundos de onde ocorreu o crime, não viu a hora que o atirador saiu e passou por ela.

(Matéria atualizada às 12h57 de 23 de fevereiro para acréscimo de retorno da Sead)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
jogador luiz gustavo sao paulo

Luiz Gustavo é internado com dores do peito e desfalca o São Paulo por tempo indeterminado

Bandeira da comunidade LBGT - (Foto: Marcelo Camargo, Agência Brasil)

Fórum lança manifesto para ampliar inclusão de jovens LGBT+ no mercado

Ed Sheeran viraliza ao “zoar” rotinas matinais de influencers

Condutor perde controle e veículo tomba para fora da pista em rodovia de MS

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

stf ilustrativa divulgação (1)

STF põe fim à discussão acerca da criação do ensino domiciliar

Últimas Notícias

Esportes

Corinthians dá show em noite de gala de Memphis e Yuri, bate Vasco e vence a 1ª no Brasileirão

Com o controle da partida desde o primeiro tempo, o Corinthians ficou mais cauteloso na etapa final, mas já era tarde para o Vasco entrar no jogo

Polícia

Mulher é suspeita de fugir de casa com salário do marido em Campo Grande

Dinheiro seria usado para pagar o aluguel onde o casal vivia com as filhas

Polícia

Motoqueira de aplicativo some com mega hair de cliente avaliado em mais de mil reais

Vítima procurou a delegacia para registrar queixa contra a motociclista que não entregou o aplique

Esportes

Seleção brasileira feminina de futebol estreia em 2025 com derrota em amistoso com os EUA

Time dirigido pelo técnico Arthur Elias teve um início ruim no SoFi Stadium