Pular para o conteúdo
Cotidiano

Preso sofre AVC no Instituto Penal, perde mobilidade e família denuncia omissão

Detento estaria defecando na vestimenta e sem conseguir comer pela dificuldade em locomoção. Agepen nega omissão, pois o detento recebeu atendimento médico e as visitas estão liberadas para família
Karina Campos -
Instituto Penal de Campo Grande. (Foto: Henrique Arakaki - Arquivo Midiamax)

Transferido há três anos de para o Instituto Penal de , um interno de 33 anos sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral), perdendo a mobilidade, consequentemente, ele não consegue se alimentar, falar e estaria defecando nas vestimentas, sendo cadeirante após o derrame. A família denuncia omissão da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), já que não foram avisados sobre o estado de saúde do interno, que teria piorado na última semana.

A irmã, que preferiu anonimato, disse que a esposa de outro soube da situação e comunicou os familiares, que moram em Rio Brilhante. Os pais são idosos e há dificuldade em viajar até a Capital constantemente. Segundo ela, contrataram um advogado para entrar no caso e solicitar a prisão domiciliar.

“Ele está dependente da ajuda de outros presos, que dão comida na boca dele e o limpam quando defeca na roupa, mas ele está magro e já não consegue mastigar, o certo seria uma sonda. O advogado irá reunir a documentação para tirar ele dessa. Soubemos que ele foi levado para um posto de saúde, não foi encaminhado para um , pois isso solicitamos que ele seja levado para um hospital particular e escolta policial”, disse.

Nesta quinta-feira (1º), a família prevê chegada a cidade para agilizar o processo e fazer visitação ao interno. “Ele está doente e estamos desesperados por ajuda”.

A esposa conta que o interno tem diagnóstico de tuberculose, que pode ter causado o AVC. “Ele foi preso por tráfico de drogas em 2018, pegou tuberculose e quase morreu no ano passado. Faz uns cinco dias que soubemos que o estado de saúde dele piorou lá dentro”.

Agepen nega

Em nota, a Agepen informou que o presidiário recebeu atendimento médico na unidade prisional, foi encaminhado para atendimento de saúde externo [UPA Tiradentes] na última sexta-feira (26) e na terça-feira (30), nas duas vezes sendo liberado pelo médico para retorno à unidade prisional. “O interno possui a cadastrada como visitante, bem como é atendido por advogado”.

Não houve confirmação sobre o estado, praticamente, vegetativo e sem condições para se alimentar sozinho, entretanto, a agência disse que a Ouvidoria pode orientar a família, uma vez que podem solicitar prisão domiciliar a assistência é feita pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A regulação para um hospital seria de responsabilidade da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), que também foi procurada pela reportagem, mas esclareceu que “não passa informações sobre o prontuário dos pacientes, uma vez que estes são documentos pessoais e só podem ser retirados pelo próprio paciente ou por alguém autorizado por ele”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

VÍDEO: Motociclista atirou 11 vezes antes de fugir em alta velocidade após emboscada

59% apoiam operação da PF contra Jair Bolsonaro e 41% criticam, mostra Quaest

Zezé di Camargo volta a desafinar em show e divide opiniões: ‘Hora de parar’

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Interdição em macroanel pega motoristas de surpresa na BR-163 em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Manifestantes pedem por revitalização do Horto Florestal em Campo Grande

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Procurando emprego? Funtrab oferece mais de 790 vagas na próxima segunda-feira

Vagas são em diversas áreas e níveis de especialização

Cotidiano

Içamento de vigas é concluído com antecedência e trânsito na BR-163 liberado

Finalização das bras estavam previstas para o domingo (20)

MidiaMAIS

‘Emoção muito forte’: professores de Artes se emocionam ao relembrar de veterano da UFMS que faleceu na pandemia

A lembrança do veterano ocorreu durante a comemoração aos 40 anos do curso de Arte da UFMS

Famosos

Belo abandona o loiro e faz mudança radical para novela da Globo: ‘Envelheceu’

Belo pegou os fãs de surpresa ao compartilhar o resultado de uma mudança radical no visual; novo cabelo do cantor dividiu opiniões