Uma massa de ar seco predomina em Mato Grosso do Sul, derrubando os índices de umidade relativa do ar. Nesta sexta-feira (7), os termômetros devem registrar elevação e calor que pode ultrapassar 33°C. A previsão indica sol e variação de nebulosidade.

Uma circulação anticiclônica anômala que impede o retorno de umidade e a entrada de frentes frias. Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), este bloqueio inibe a formação de nuvens e deixa o tempo seco no Estado.

As temperaturas seguem amenas no amanhecer, com leve sensação de frio, e sobem rapidamente durante o dia, com máximas que podem ultrapassar os 30°C na maioria das cidades.

Campo Grande deve marcar mínima de 18°C e a máxima de 30°C. Em Dourados, 15°C pela manhã e 30°C pela tarde. No leste do Estado, em Anaurilândia, os termômetros marcam 16°C inicialmente e sobem até os 29°C. Ponta Porã terá 17°C cedo e a temperatura se eleva gradativamente até 27°C durante a tarde.

No Pantanal, mínima de 21°C em Corumbá e de 18°C em Aquidauana. A máxima nestes municípios será de 31°C. Na região sudoeste, Porto Murtinho amanhece com 23°C e chega a 32°C ao longo do dia. No norte, em Coxim, temperaturas variam entre 16°C e 33°C. No Bolsão, Três Lagoas e Paranaíba terão 14°C no amanhecer e 30°C nos horários mais quentes.

No período da tarde prevalecem baixos valores de umidade relativa do ar, que podem variar entre 20 e 40% para o Estado.

Por conta da baixa umidade, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de perigo potencial para baixa umidade do ar. A recomendação é ingerir bastante água, comer frutas e evitar esforço físico em horas mais quentes.