Prefeitura de Campo Grande aceita pagar reajuste de 14,95% para professores, mas escalonado
Município havia adiado pagamento, mas cedeu após pressão da categoria
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Reunião entre representantes da Prefeitura de Campo Grande, ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública) e vereadores, trouxe um proposta para os magistrados da Capital.
De acordo com o vereador Professor Juari (PSDB), que participou da reunião, o Executivo Municipal propôs pagar o reajuste de 14,95% previstos na Lei 6796/2022 – Piso 20h, mas de forma escalonada.
“Avançou bastante. Foi um avanço interessante que a gente achou que não iria avançar”, disse o vereador ao Jornal Midiamax. Além dele, o vereador Riverton (PSD) também participou da reunião.
Pela prefeitura, participaram o secretário Municipal de Educação, Lucas Bitencourt, a secretária de Finanças, Márcia Hokama, e sua equipe, e a Chefe de Gabinete da prefeita, Thelma Fernandes.
Conforme Juari, no dia 29 de maio, uma nova reunião deve acontecer, onde o Executivo Municipal apresentará os meses e valores para o escalonamento.
Conforme deliberado em Assembleia Geral, no dia 3 de maio, entre as exigências para a repactuação da Lei está a retirada do item que traz insegurança para o seu cumprimento e a manutenção da valorização permanente dos profissionais da educação.
Na ocasião, o presidente da ACP, professor Gilvano Bronzoni, disse que “a categoria em Assembleia Geral decidiu aceitar discutir com a prefeita a repactuação da lei 6796, desde que, não perca a essência e o objetivo do piso 20 horas municipal, que, a verba indenizatória seja incorporada, ao final, ao atingir 100% e que seja para toda a categoria. Estamos aguardando por esta reunião para que possamos avançar”.
A nova proposta da prefeitura deve ser avaliada em assembleia entre os professores. O Jornal Midiamax tentou contato com a ACP, mas até a publicação não houve retorno. A prefeita Adriane Lopes (Patriotas) novamente não participou da reunião.
Reajuste salarial vai até 2024
O reajuste salarial de professores da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande para o cumprimento do piso nacional é estabelecido pela Lei 6.796/2022, que prevê o reajuste escalonado de 67% até 2024.
No texto, o escalonamento está previsto da seguinte forma: 10,06% retroativo a fevereiro de 2022, 10,39% em novembro de 2022; 11,67% em maio/2023; 11,67% em outubro/2023; 11,67% em maio/2024; e 11,67% em outubro/2024.
Porém, o reajuste de 10,39% previsto para novembro de 2022 virou pauta de paralisações e greve dos professores municipais depois que a Prefeitura de Campo Grande alegou dificuldades financeiras para fazer o pagamento integral.
Após meses de negociações, foi concedida uma verba indenizatória temporária para a categoria por meio da Lei 7.002/2023 que prevê pagamento de 4% em fevereiro e 6,39% em junho deste ano, totalizando os 10,39% referente a novembro de 2022.
Assim, neste ano a Prefeitura ainda precisa arcar com o reajuste salarial de 11,67% previsto para maio e 11,67% de outubro deste ano, além dos 11,67% para maio e de 11,67% em outubro de 2024.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Influenciadora de etiqueta, Fernanda Britto está internada em estado grave
Fernanda Britto, de 63 anos, ficou conhecida nas redes sociais por seus vídeos bem-humorados em que dá dicas de etiqueta
Queda de árvore deixa trecho de avenida de Dourados interditado neste sábado
Queda de árvore deixa trecho de avenida de Dourados interditado neste sábado
Campo Grande registra 45 milímetros de chuva em menos de 24 horas
Previsão indica que tempo continuará instável neste fim de semana
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.