Prefeitura libera e guardas podem usar barba e bigode em Campo Grande
Normativa estabelece que servidor deve apresentar requerimento à chefia quando for mudar o visual
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social) publicou no Diário Oficial de Campo Grande nesta sexta-feira (15) a normativa que autoriza os agentes da GCM (Guarda Civil Metropolitana) a deixar a barba ou bigode crescer, antes a medida era proibida sujeita à transgressão da norma.
O novo artigo estabelece que para a modificação da apresentação facial usando barba ou bigode, o guarda deve encaminhar um requerimento à chefia imediata, que em seguida providenciará o “Termo de Responsabilidade”, que também deve ser preenchido pelo GCM, no tempo mínimo de 90 dias.
A pasta afirma que o prazo mínimo é necessário para evitar prejuízos financeiros à administração, impedir alterações demasiadas na rotina administrativa da GCM, e facilitar na identificação dos agentes por ocasião das abordagens e operações. Só será permitida a manutenção do visual fora do prazo de 90 dias em caso de prescrição médica.
“O agente que decidir pelo uso de barba ou bigode deverá providenciar carteira funcional às suas próprias expensas, a qual deverá obrigatoriamente apresentar foto atualizada do servidor, em conformidade com a modificação da apresentação facial”.
Segundo o secretário da Sesdes, Anderson Gonzaga da Silva Assis, a regulação foi publicada em caráter de teste e vai sofrer algumas alterações. Para a guarda, a cooperação precisa criar a própria identidade e reformar a nomenclatura, que é civil e não militar.
A assessoria de imprensa da pasta ainda reforça que a mudança atende um desejo antigo do efetivo, se adequando as outras GCMs do país que já aderem ao uso da barba e bigode, desde que se enquadre no regramento.
Novas regras
Apesar de liberar o uso de barba ou bigode, a medida estabelece regras, a barba ou bigode deverá estar asseada e aparada, com contornos definidos, não ultrapassando três centímetros de altura da base do rosto.
Não serão permitidos desenhos, pinturas ou padrões semelhantes aplicados no formato da barba, ou bigode, sendo vedado também o uso de costeletas alongadas, alongamento de bigode, barbichas e formatos semelhantes.
É vedado a colorização, por exemplo, a pintura da barba ou bigode, exceto na cor natural do pelo predominante. O descumprimento de regras será considerado transgressão disciplinar. Clique aqui e confira o edital na íntegra.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
Últimas Notícias
Vai viajar? Confira os trechos interditados na BR-163 neste fim de semana
Além dos trechos interditados, 15 pontos da BR-163 operam em sistema pare e siga
Durante conversão, motociclista atinge ônibus na Rua Amazonas
Felizmente a vítima teve apenas uma lesão no pé e foi levado para o hospital da Unimed.
Especialistas apoiam proibição de celular em sala de aula
Professora teme que crianças fiquem ansiosas
União prepara concessão da hidrovia do rio Paraguai e quer pedágio por tonelada
Em ano de seca histórica e hidrovia parada, União prevê obras de dragagem com concessão
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.