Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura inicia nova etapa de tratamento fitossanitário em árvores de Campo Grande

Campo Grande foi certificada pela quarta vez consecutiva como uma Cidade Árvore do Mundo pela Organização das Nações Unidas
Mirian Machado -
Tratamento fitossanitário em árvores (Divulgação PMCG)

A Prefeitura Municipal de inicia a nova etapa de tratamento especial das árvores da cidade, através da (Secretaria Municipal de e Gestão Urbana). A Capital é pioneira nesse cuidado especial que ajuda a prolongar a vida das árvores.

O técnico que coordena a equipe responsável pelos tratamentos, é o biólogo e arborista certificado pela ISA (Sociedade Internacional de Arboricultura), Gustavo Garcia, da Tree Way. “Esses tratamentos são de suma importância e Campo Grande é uma cidade pioneira no cuidado de suas árvores, que estão há dezenas de anos prestando serviços ambientais. Esse investimento que a Prefeitura vem fazendo, além de manter esse patrimônio, prolonga a saúde e vida das árvores”.

A prefeita Adriane Lopes lembrou que a Capital foi certificada pela quarta vez consecutiva como uma Cidade Árvore do Mundo pela Organização das Nações Unidas. “Somos referência para o mundo e visamos atuar na vanguarda, assim, disponibilizamos a oportunidade do nosso corpo técnico se aprimorar e buscar alternativas, técnicas modernas para o tratamento das árvores por meio de protocolos adotados inclusive em normas internacionais. Somos uma Capital que investe no desenvolvimento sustentável”, disse.

As árvores são avaliadas individualmente e para cada uma define-se um protocolo de tratamento. Dentre o rol de tratamentos possíveis estão descompactação e adubação do solo ao redor das árvores, tratamento fitossanitário de pragas e doenças, termorretificação de cavidades existentes, adubação foliar, endoterapia, inoculação de organismos no solo capazes de melhorar a fixação e disponibilidade de nutrientes, ou seja, estão sendo tratadas de forma integral e específica.

Kátia Sarturi, secretária de Meio Ambiente e Gestão Urbana, afirma que cuidar de árvores notórias na cidade é possível devido ao mecanismo de compensação ambiental previsto no Plano Diretor de Arborização Urbana. “Assim, Campo Grande, sempre atenta às necessidades da arborização, investe recursos para o correto manejo do seu patrimônio arbóreo”.

A superintendente de e Gestão Ambiental, Gisseli Giraldelli, disse que a iniciativa de cuidar das árvores notáveis é um dos compromissos assumidos com a Rede Tree Cities of the World. “Desta forma, reforçamos a posição de Campo Grande como uma referência internacional sobre o manejo arbóreo. Os resultados deverão ser verificados já em cerca de 15 dias. Com esses tratamentos, realizados em toda a cidade, possibilitamos tornar essas árvores mais seguras para as pessoas, evitando a queda de galhos e outros acidentes que podem ocorrer, um trabalho de prevenção”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Madrugada pode ter tempestade com granizo em Mato Grosso do Sul, alerta Inmet

vereador indenização axilas pelos

Ex-vereador terá que pagar R$ 20 mil por expor pelos na axila de moradora em Campo Grande

Casamento comunitário reúne 45 casais no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Com 25 vagas, Energisa abre inscrições para curso gratuito de Eletricista de Redes

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

eventos astronômicos

De alinhamento planetário a chuva de meteoros, espetáculos do céu serão visíveis em MS

Operação ‘Shamar’ começa nesta sexta-feira e vai até setembro

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Miley Cyrus promete surpresa para os 20 anos de “Hannah Montana”

Miley Cyrus quer celebrar em grande estilo os 20 anos da estreia de Hannah Montana, série que marcou o início de sua carreira. Em entrevista ao programa TikTok Radio, da rádio SiriusXM, a cantora revelou que pretende criar algo especial para comemorar o marco em 2026. “Quero criar algo realmente especial para o programa, porque … Continued

Transparência

Justiça mantém condenação de médico que cobrava de pacientes do SUS e humilhou mulher

Médico reclamou para paciente que o SUS paga apenas R$ 24 para 'colocar a mão no útero de uma mulher do tamanho dela'

Famosos

Mart’nália posta foto seminua para homenagear Ney Matogrosso: ‘delícia’

"Isso não é uma foto, é uma mensagem ao mundo", comentaram internautas na foto de Mart'nália

Polícia

VÍDEO: Família acusa vizinho de arrastar e agredir adolescente com barra de ferro em Campo Grande

Homem tentou atropelar adolescentes com caminhonete