Prefeitura de Corumbá quer revisão de Censo do IBGE que mostra 7 mil moradores a menos
Os primeiros dados do IBGE apontam Corumbá como a cidade de MS que mais perdeu habitantes entre os levantamentos de 2010 e 2022, o que pode impactar no orçamento da cidade
Thalya Godoy –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Prefeitura de Corumbá, distante 426 km de Campo Grande, deve entrar na justiça para contestar os primeiros dados do Censo Demográfico 2022, divulgados oficialmente na última quarta-feira (28).
O levantamento aponta que a população da Cidade Branca reduziu de 103.703 pessoas em 2010 para 96.268 moradores em 2022, o que representa queda de 7.407 habitantes (7,14%). O resultado coloca o município como o que mais perdeu população no período de 12 anos.
A decisão da Prefeitura de Corumbá de contestar os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) está confirmada desde 6 de junho, durante a 3ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022. No evento em que foram divulgados os primeiros dados da pesquisa, a redução populacional da cidade era maior, de 17,7 mil pessoas.
“Temos dados técnicos das secretarias municipais de Saúde, da Educação e da Assistência Social e Cidadania mostrando que a cidade possui bem mais de 100 mil habitantes. Na Saúde, por exemplo, são quase 130 mil carteiras do SUS (Sistema Único de Saúde) emitidas aqui”, explicou na época o prefeito Marcelo Iunes (PSDB).
Um dos erros apontados pelo poder público foi a contabilização da população do bairro Padre Ernesto Sassida como pertencente ao município de Ladário, o que representaria 13 mil pessoas a menos em Corumbá.
Conforme explica o procurador-geral adjunto de Corumbá, Marcelo Dantas, a PGM já entrou na Justiça Federal há cerca de três meses para contestar os limites geográficos entre Corumbá e Ladário. O procurador ressalta que o próximo passo deve ser uma perícia para estabelecer o perímetro de cada cidade, que ainda não tem prazo para ser concluída.
“Entramos com a ação e já tivemos uma liminar em que a justiça determina os números do bairro Padre Ernesto Sassida como sendo de Corumbá”, ele explica.
O Censo Demográfico realizado pelo IBGE é a maior pesquisa realizada no Brasil, que visa conhecer o perfil e as condições de vida dos brasileiros. O levantamento também é utilizado para subsidiar políticas públicas e investimentos pelo poder público ou empresas privadas, o que pode impactar o orçamento municipal.
Notícias mais lidas agora
- ‘Nos próximos dias’, diz Adriane Lopes sobre reajuste na tarifa de ônibus em Campo Grande
- Policial civil é encontrado morto em delegacia de Campo Grande
- Servidor federal que bateu carro no Camelódromo de Campo Grande é solto com fiança de R$ 5 mil
- Carro cai em lagoa e quatro pessoas morrem afogadas no interior de MS
Últimas Notícias
Coreia do Norte lança mísseis na costa leste do país, dizem militares sul-coreanos
Episódio foi considerado como “uma provocação clara que ameaça a paz e estabilidade da península coreana”
Governo Federal destina mais de R$ 28 milhões para asfalto e galerias pluviais em Campo Grande
Medidas foram publicadas no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), desta terça-feira (14)
Autor é preso após matar homem durante discussão com ex em Deodápolis
Crime aconteceu no sábado (11) em uma conveniência da cidade
Brasil e Benin estreitam relações diplomáticas
Viagem reforça laços históricos e culturais entre as duas nações
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.