Com falta de vagas na rede pública, prefeitura convoca hospitais para contratar 40 leitos pediátricos
O sistema de saúde está sobrecarregado devido a um surto de doenças respiratórias que atinge principalmente as crianças
Priscilla Peres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A prefeitura de Campo Grande publicou em edição extra do Diário Oficial desta quarta-feira (05) uma convocação para hospitais particulares comparecer a reunião técnica que vai tratar da contratação de 40 leitos pediátricos, sendo 10 UTIs.
A reunião está marcada para às 9h30 do dia 10 de abril e os interessados devem comparecer com informações em mãos, sobre preço, prazos e capacidade de atendimento. A prefeitura quer contratar 10 leitos de UTI pediátrica e 30 leitos clínicos pediátricos.
A contratação de leitos privados é uma ação emergencial realizada pela prefeitura de Campo Grande, para atender a demanda de pacientes esperando por vaga em hospitais. O sistema de saúde está sobrecarregado devido a um surto de doenças respiratórias que atinge principalmente as crianças.
Apenas um hospital tem leitos disponíveis
O sistema de saúde privado de Campo Grande também está sobrecarregado devido a alta demanda por internações pediátricas. Dessa forma, o hospital El Kadri é o único que informou ter leitos disponíveis para contratação.
O El Kadri era o único hospital particular, até o início da semana, que informou ter leitos disponíveis para oferecer ao sistema público. No entanto, a secretária-adjunta da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Rosana Leite, disse ao Jornal Midiamax, nesta quarta-feira (5), que o hospital tem problemas de certidões.
“Surgiu a ideia de fazer um chamamento porque os públicos não podem aumentar os leitos. O hospital que teria condições esta com problema com certidão, mas mesmo assim vamos abrir o chamamento, mas depende do edital”, disse a secretaria.
A publicação de edital de chamamento para hospitais privados estava prevista desde o fim de semana, quando a prefeitura informou que tomaria a medida emergencial para desafogar a lotação de unidades de saúde.
Mais de 1,4 mil pessoas internadas com síndrome respiratória
Desde 1º de janeiro até o início deste mês, a Capital registrou 930 hospitalizados por SRAG, o que representa 65% do total de Mato Grosso do Sul, que foram 1.441.
Em entrevista exclusiva ao Jornal Midiamax, na última terça-feira (4), a secretária de Estado de Saúde em exercício, Christinne Maymone, afirmou que todos os municípios de Mato Grosso do Sul operam acima de 85% da capacidade dos leitos pediátricos.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Santa Casa de Campo Grande enfrenta superlotação crítica e riscos à assistência
Profissionais relatam desafios enfrentados no cotidiano diante da superlotação, como jornadas extenuantes e aumento dos riscos para pacientes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.