Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeito de Japorã minimiza confronto em fazenda e aguarda conversa com movimentos

Prefeito nega novas invasões na cidade
Clayton Neves -

Após invasão de de terminar em incêndio e confronto com fazendeiros, o prefeito da cidade, Paulo Cesar Franjotti, minimizou a situação e disse acreditar em desencontro de informações e “muita conversa” em torno do ato liderado pela FNL (Frente Nacional de Lutas Campo e Cidade).

No sábado (18), a Fazenda Fernanda foi ocupada no município a 476 quilômetros de Campo Grande. Segundo nota da FNL, a invasão foi desfeita após confronto e incêndio de barracos dos acampados e imóveis da propriedade, como mostram os vídeos feitos no local. 

“No domingo de manhã fiquei sabendo que umas 50 ou 60 pessoas foram até uma propriedade e no dia seguinte já desocuparam. É uma área muito pequena, que o rapaz comprou alguns sítios. Acho que está havendo muita má informação, até porque na cidade não tem propriedade rural grande ou área improdutiva”, comentou o prefeito. 

Ainda de acordo com Paulo Franjotti, até o momento nenhum movimento o procurou. “Oficialmente ninguém me procurou. Acho que todo movimento é válido desde que seja organizado e de maneira legal. Não dá para ser bagunçado”, pontuou. O prefeito garantiu que não há novas ocupações na cidade.

Em nota, a Frente Nacional de Lutas Campo e Cidade prometeu novas ações em todo o Estado.O grupo “pede às autoridades que cumpram a lei e encaminhe a área para fins de reforma agrária, para que seja organizado um assentamento imediato das famílias”. 

Atualmente, Japorã conta com três assentamentos, um com 212 propriedades, o segundo com 263 e o terceiro com 55. Além disso, o município tem área indígena retomada onde vivem 800 famílias.

Acampamentos crescem em MS

Outro movimento crescente em MS é o MST, que busca a reforma agrária e distribuição de terras a partir de acampamentos. “Tem muitas pessoas que querem sair do aluguel e vão morar no acampamento”, afirma o dirigente do movimento no Estado.

O novo acampamento começou há cerca de uma semana. “Por causa da chuva, muita chuva, está meio devagar ainda. Mas estamos na construção”, garante Douglas.

São cerca de 10 hectares de acampamento a quase 30 metros da rodovia. “A área em que a gente está ali é uma área social, é uma reserva do assentamento Nova Conquista”, destaca.

Assim, a organização das famílias fica a cargo do diretório do MST do Estado. “Quando a família vem fazer o cadastro a gente já fala para ela trazer madeira, alimentação e lona para construção do barraco. Cada família faz sua casinha lá”, detalha.

Douglas diz que a maior parte das famílias acolhidas “vivem em situação de pobreza, sem condições para aluguel, energia. Então, elas vêm para o acampamento para poder se organizar e fazer uma luta para ter uma conquista lá na frente”.

O MST-MS possui outros três acampamentos fixos no Estado. São localizados em Japorã, e .

No Movimento dos Trabalhadores Rurais há mais de 17 anos, Douglas garante que novos acampamentos surgem de acordo com a procura das famílias. “As famílias que procuram a gente para se organizar, elas veem uma oportunidade agora, com esse governo”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
joao gomes parque das nações

Falou demais? João Gomes deixa escapar informação íntima e transforma parque em formigueiro: ‘um caos’

Kaio Jorge agradece assistência de Matheus Pereira no primeiro gol do Cruzeiro contra o Grêmio (Foto: Gustavo Martins/Cruzeiro)

Cruzeiro goleia Grêmio e continua na caça ao líder Flamengo no Brasileirão

As jogadoras do Brasil comemoram a vitória na estreia da Copa América Feminina • Lívia Villas Boas/Seleção Brasileira Feminina

Seleção feminina de futebol oscila, mas vence Venezuela em estreia na Copa América

fabiano acidente de carro

Fabiano sofre acidente de carro a caminho de show com César Menotti

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

acidente afonso pena com a 13

Acidente no cruzamento da Afonso Pena com a 13 de Maio mobiliza bombeiros em Campo Grande

Últimas Notícias

Bastidores

[ BASTIDORES ] Estou parecido? ‘Trump de Campo Grande’ divide opiniões

Político teve que correr para explicar se tratar de brincadeira e que trabalha para todos

Polícia

Mulher denuncia cafetão após ameaças de morte e golpe de R$ 15 mil de serviço com cliente em MS

Mulher disse que cafetão iria entregá-la a bandidos

Trânsito

Motorista morre em Dourados após carro bater em árvore e pegar fogo

Uma criança também estava no veículo e foi levada até o hospital

Polícia

Rapaz é ferido a tiros por padrasto de amiga ao cantar música  de ‘corno’ em Campo Grande

Homem foi preso quando se escondia em um imóvel abandonado