Pular para o conteúdo
Cotidiano

Precisa de dentista? Campo Grande tem rede que atende do básico à urgência pelo SUS

Foram executados quase 345 mil atendimentos relacionados à Saúde Bucal em Campo Grande em 2022
Fábio Oruê -
saúde bucal dentista
Dentistas representam setor de serviços, que é o que mais gera empregos (Foto: Ilustrativa/ Divulgação/SES)

A população de que precisa de atendimento de dentista dispõe de uma rede gratuita, que segue as diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Inclusive, nesta segunda-feira (20), é comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal.

A oferta de atendimento odontológico na Atenção Primária da prefeitura está disponível nas 74 UBSFs (Unidades de Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Os serviços são de promoção, e recuperação da saúde bucal, com procedimentos odontológicos da clínica geral para todas as faixas etárias.

Além disso, três Policlínicas Odontológicas oferecem atendimento para crianças e adolescentes até os 19 anos, nos bairros Universitário, e Santa Emília. Em 2022, foram 218.800 atendimentos desse tipo nas unidades de saúde da Atenção Primária.

dentista
Criança passa por dentista em Campo Grande (Foto: Divulgação/PMCG)

Atendimentos especializados

Já na Atenção Especializada, os cinco Centros de Especialidades Odontológicas, divididos entre os distritos sanitários, oferecem atendimentos. Eles são nas áreas de Endodontia, Periodontia, Cirurgia Bucomaxilofacial ambulatorial, Estomatologia (com foco na detecção precoce de câncer bucal), Atendimentos a Pacientes com deficiência, Odontopediatria e Radiologia.

Os locais são:

  • Centro
  • Bandeira (Cidade Morena)
  • Imbirussu (Sílvia Regina)
  • Prosa (Nova Bahia)
  • Anhanduizinho (Guanandi)

Na região central, o CEM (Centro Especializado Municipal) também oferta atendimentos na especialidade de Disfunção Temporo – Mandibular (DTM) e, ainda, possui Laboratório de Prótese Dentária, que oferece próteses totais superiores e inferiores para a população.

dentista
Rede atende desde o básico até o especializado (Foto: Divulgação/ PMCG)

Com funciona o atendimento?

No caso das especialidades odontológicas, o atendimento é regulado via SISREG (Sistema de Regulação), que leva em conta alguns preceitos. Eles vão desde a classificação de urgência e risco, regionalização do fluxo de atendimento, correlações específicas entre as especialidades, até a necessidade de intervenção odontológica hospitalar.

Para atendimento odontológico nos Centros de Especialidades, o cirurgião dentista da UBS ou UBSF verifica a necessidade da continuidade do tratamento com especialistas e realiza o encaminhamento do paciente direcionando-o para a especialidade necessária. Essas unidades registraram 68.965 atendimentos odontológicos no ano passado.

Urgência e emergência

A Rede de Urgência de Campo Grande é constituída por seis UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e quatro CRSs (Centros Regionais de Saúde). Os locais oferecem atendimento odontológico de urgência que requerem atenção imediata para alívio de dores intensas e/ou risco de infecção.

saúde bucal
Dentista pelo SUS (Foto: Divulgação/SES)

As UPAs do Leblon e Coronel Antonino possuem profissionais odontólogos 24 horas por dia. As demais ofertam atendimentos nos períodos noturnos durante a semana e aos finais de semana. A rede de urgência fez 57.229 atendimentos no ano passado.

Ao todo, a execução de atendimentos odontológicos em toda Rede Municipal de Saúde em 2022 registram 344.994 atendimentos odontológicos. Os endereços dos locais citados podem ser conferidos clicando aqui.

Assistência nas escolas e EMEIs

O município ainda possui projeto de atendimento odontológico itinerante destinado a crianças menores de 5 anos de idade matriculadas nas EMEIs (Escolas Municipais de Infantil).

O objetivo principal do projeto é reduzir o índice de cárie nesse grupo através da assistência odontológica preventiva e terapêutica. A prefeitura leva as Unidades Móveis de Atendimento Odontológico (Odontomóvel) até as EMEIs.

Ainda no escopo de assistência odontológica aos escolares, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) possui a ‘Equipe Móvel de Prevenção em Saúde Bucal’ que percorre as escolas municipais e oferece atividades coletivas com foco na promoção e prevenção de saúde bucal, com atividades coletivas de Ensino de Técnica de Escovação e orientações de saúde bucal em geral.

dentista saúde bucal
Crianças têm atendimento em escolas e EMEIs (Foto: Divulgação/PMCG)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caio Castro assume namoro com ex-atriz da Globo; conheça ela

Suzano abre inscrições para curso gratuito com pagamento de bolsa-auxílio de R$ 1.400

Eduardo Bolsonaro anuncia que larga mandato para continuar nos EUA

VÍDEO: Jogadores vão à arquibancada brigar com a própria torcida no RJ

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

Após denúncias, filho e sobrinho de subprefeito de  Sanga Puitã são presos presos com fuzil e pistola na fronteira

Últimas Notícias

Política

De mudança do PSDB, Riedel lembra conversas com Lula: ‘Nunca perguntou meu partido’

"Minha palavra é só de gratidão ao Governo Federal", disse governador durante assinatura de convênio

Cotidiano

Profissionais da educação protestam contra demissões em Sidrolândia

Manifestantes alegam que receberam aviso de demissões em massa na última semana, com término dos contratos previsto para quinta-feira (17)

Política

Federação União/PP mantém presidência em MS com Tereza e mira 3 federais em 2026

Enquanto comando nacional ficará sob liderança do União, em MS Progressista segue na 'chefia' do futuro partido federado

Polícia

Padrasto é preso em flagrante em Dourados por abuso sexual de enteadas

Delegada de plantão solicitou um exame do médico legista, que confirmou sinais recentes de abuso nas duas crianças