Até o dia 31 de outubro, estudantes de Campo Grande que irão prestar o (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023 podem solicitar o transporte público gratuito para se locomover até o local da prova. Para usufruir do benefício é necessário pedir a isenção no site do Consórcio Guaicurus.

A data limite para a isenção do passe era de até cinco dias úteis antes da data da prova. No caso, para a realização da primeira prova, que será no dia 5 de novembro, o prazo para a solicitação, seria até está sexta-feira (27). No entanto, a prefeitura de Campo Grande decidiu prorrogar o prazo.

Para obter a isenção da tarifa, o candidato deve realizar um cadastro prévio no site da concessionária responsável pelo transporte público coletivo, com, no mínimo, cinco dias úteis de antecedência em relação à data da realização das provas.

No site, basta preencher o formulário com os dados exigidos e enviar digitalmente as cópias dos seguintes documentos:

  • Comprovante de inscrição no exame;
  • Cópia frente e verso do cartão de transporte (cartão estudante vigente no ano de inscrição no exame ou cartão cidadão) vinculado ao CPF do candidato;
  • Cópia frente e verso do documento de identidade.

Vale ressaltar que a gratuidade consiste em um passe de ida e outro de volta (duas viagens diárias), para cada dia de exame. Para quem for solicitar a isenção para o dia 12, o prazo será de até cinco dias úteis antes da data.

Gratuidade das passagens

Em junho deste ano, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), sancionou a lei que garante a gratuidade do transporte público para estudantes inscritos no Enem. Além das provas do Enem, a lei abrange a gratuidade para realização de vestibulares das universidades públicas da Capital em dias de prova presencial.

A prova do Enem 2023 será realizada nos dias 5 e 12 de novembro e já conta com mais de 47 mil inscrições em Mato Grosso do Sul.

“Essa é uma ação, que vai atender aos jovens que irão realizar as provas, e que muitas vezes não possuem condições de se deslocarem até o local do exame”, disse a Prefeita.

As provas do Enem serão realizadas em dois domingos do mês de novembro, quando normalmente o aluno não tem direito a usar o cartão de transporte.

A isenção da tarifa pode ser solicitada pelo site: https://srcnet.consorcioguaicurus.com.br/.

Saiba Mais