Pular para o conteúdo
Cotidiano

Médicos com diploma estrangeiro são barrados no Revalida com a alegação de falta de documentos

O exame do Revalida acontece neste domingo na UFMS em Campo Grande
Jennifer Ribeiro -
Compartilhar
revalida
Médicos estrangeiros não conseguem fazer prova do Revalida neste domingo. (Fala Povo, Jornal Midiamax)

Neste domingo (6), médicos que vieram de outros países para a prova do Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos) tiveram uma surpresa desagradável ao acessarem o bloco destinado à aplicação da prova, na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Isso porque ao apresentarem os documentos, foi exigido que mostrassem o passaporte, porém nenhum dos participantes portavam o documento, já que para a viagem, não foi necessário.

Segundo uma mãe que acompanhou o filho brasileiro e seus amigos bolivianos ao local de prova, vários estrangeiros não conseguiram liberação para fazer o Revalida. No entanto, ela enfatizou que em nenhum momento o documento foi solicitado nas outras etapas de inscrição e nem foi informado que seria necessário para o momento pré-exame.

“Eles fizeram todos os processos. A inscrição precisa ser enviada antes para provar que estão aptos. Então eles mandaram tudo, passaram pela Polícia Federal… É absurdo o que está acontecendo”, conta.

Tempo depois ela informou que alguns médicos conseguiram entrar na sala para fazer a prova, mas um grupo de 20 pessoas, mais ou menos, não conseguiram.

Enquanto esperavam uma devolutiva, um representante do INEP foi até o grupo de pessoas que tentavam fazer a prova e informou que eles não poderiam fazer o exame, porque já não estava mais dentro do horário.

Perguntado sobre o motivo de algumas pessoas terem conseguido fazer a prova e outras não, ele informou: “Chegou uma informação autorizando lá, porque vai ser analisado pelo INEP posteriormente. A informação chegou no momento quase no fechamento do portão. A informação chegou lá, mas não chegou aqui a tempo, por isso foi fechado”, explicou.

Dessa forma, os alunos terão que recorrer ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), responsável pela aplicação da prova.

Em nota, o Instituto informou:

“Conforme prevê o edital do Revalida, é obrigatória a apresentação de via original de documento oficial de identificação com foto para a realização das provas. O edital lista, ainda, os documentos aceitos para identificação dos participantes”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados