Calorão em nesta terça-feira (17) fez o município bater o próprio recorde de temperatura máxima registrada em em 2023. A última marca atingida foi de 42,8°C no dia 25 de setembro.

Entretanto, segundo o (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul), Porto Murtinho bateu 43,4ºC nesta terça. Essa é a maior temperatura já registrada no Estado desde 1º de janeiro de 2023.

Além disso, Corumbá chegou a 42,5°C e a 37,7°C, também nesta terça. O recorde de mínima umidade relativa do ar permanece com com 9% no dia 25 de setembro. Entretanto, Porto Murtinho e Corumbá registram hoje 14% e 17%, respectivamente.

calorão
Porto Murtinho é banhado pelo rio (Divulgação)

Nova onda de calor?

Mato Grosso do Sul terá uma semana de altas temperaturas. A previsão feita pelo Cemtec/MS aponta para dias de calor intenso, com temperaturas máximas em 41°C. Porém, há chances de temporais.

A atmosfera climática atual não caracteriza uma onda de calor, já que o tempo deve ficar instável e com chuva. Nesta terça-feira (17) e na quarta-feira (18), o calor deve predominar no Mato Grosso do Sul, com possibilidade de chuvas isoladas.

Mas na quinta-feira (19) o tempo deve ficar instável, com temporais, raios e até queda de granizo, graças a chegada de uma frente fria. Ainda assim o calor continua, mas as mínimas devem ficar na casa dos 20°C.