A Cidade Universitária da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, será ponto de coleta para lixo eletrônico entre os dias 5 e 7 de junho. Serão recebidos itens como computadores, notebooks, tablets, celulares, mouses, teclados, videogames, equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos de pequeno porte.

Segundo informou a Universidade, não poderão ser doados televisores de tubo e lâmpadas. A entrega pode ser feita tanto pela comunidade universitária quanto pelo público em geral, na Faculdade de Computação, das 7h30 às 11h30, das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 21h.

“A destinação correta faz com que, primeiro, fomente a logística reversa, que se aproveite os equipamentos, ou parte dos equipamentos ou que se extraia componentes que vão poder voltar ao mercado, sem de fato gerar descarte. Essas empresas são aptas a fazer todo esse processamento e, por fim, o que não puder ser reaproveitado vai ser encaminhado para os aterros próprios para este tipo de material”, comentou a professora Luciana Montrera Cheung, que coordena o projeto. 

A iniciativa faz parte do projeto de extensão coordenado pela professora da Facom, Luciana Montrera Cheung. Todo o montante recebido será triado por seis estudantes que participam da extensão, e que desenvolveram um olhar crítico para avaliar cada máquina individualmente. Aquelas que tiverem funcionamento parcial, por exemplo, serão desmontadas para compor outras e, ao fim da semana, uma empresa parceira da UFMS recolhe os equipamentos em desuso para realizar o descarte efetivo.