Polícia Civil empossa mais 67 escrivães para atuação em Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul passa a contar com 1.691 Agentes de Polícia Judiciária, sendo 1.226 investigadores e 465 escrivães
Anna Gomes, Nathália Rabelo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Delegacia-Geral de Polícia Civil de Mato Grosso do Sul realizou, na manhã desta segunda-feira (22), em Campo Grande, a cerimônia de posse de 67 Agentes de Polícia Judiciária, que atuarão como escrivães. Dentre as autoridades presentes, Eduardo Riedel, Governador de Mato Grosso do Sul, elencou a importância da posse dos profissionais.
“Passa um filme na cabeça da gente. O choro de alguns e algumas é um pouco do sentimento das angústias. Hoje é um sentimento de felicidade e dever cumprido. É um início de uma trajetória”, ressalta Riedel.
Também presente na solenidade, Pedro Arlei Caravina, Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, pontuou a necessidade dos escrivães para o Estado de Mato Grosso do Sul.
“Como profissional de segurança pública, este é mais um ato de bom trabalho para que a gente consiga avançar ainda mais. Pra mim é motivo de alegria e satisfação participar da posse dos novos profissionais. Hoje a posse virou realidade. A população precisa do trabalho do escrivão”.
À frente do Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Antonio Carlos Videira também opinou sobre a importância da posse desta segunda-feira.
“Indiscutivelmente é uma data muito especial. Em 1980, eu iniciava a minha academia e participar da posse tem um peso diferente. Tenho lembranças e emoções. Eles não estarão apenas lidando com criminosos e sim com a população. Terão um passeio fundamental para a sociedade”, comenta o secretário da Sejusp. O deputado federal Marcos Pollon também esteve presente no evento.
Processo de nomeação
Os decretos para convocação foram assinados no dia 17 de abril, na sala de reunião da governadoria. Na ocasião, além de 68 agentes – dois não tomaram posse por inaptidão – também foram assinados decretos para convocar 53 peritos criminais, 31 agentes de polícia científica e 46 peritos papiloscopistas, totalizando a convocação de 198 novos policiais civis.
A nomeação dos novos Agentes de Polícia Judiciária foi publicada no dia 18 de abril no Diário Oficial do Estado. A turma empossada nesta segunda-feira foi aprovada em concurso público realizado no ano de 2021, pela SAD (Secretaria de Estado de Administração) e Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). Por três meses os candidatos realizaram o Curso de Formação da Acadepol e concluíram em dezembro de 2022.
“Representa um avanço significativo para a Segurança Pública do nosso estado. Com esses profissionais, teremos uma Polícia Científica mais fortalecida, capaz de desempenhar um trabalho ainda mais eficiente”, afirma o Coordenador-Geral de Perícias, José de Anchieta Souza Silva.
A posse é realizada no contexto do 78º Curso de Formação da 17ª Turma de Agente de Polícia Judiciária na Função de Escrivão e contou com a presença de servidores, familiares e autoridades convidadas.
Com a nomeação dos novos escrivães, Mato Grosso do Sul passa a contar com efetivo de 1.691 Agentes de Polícia Judiciária, sendo 1.226 investigadores e 465 escrivães.
Conheça as funções do escrivão:
- Trabalhar na formalização e documentação de inquéritos policiais.
- Atuar como auxiliar direto do delegado, pois é o profissional que conhece a fundo todos os setores do seu local de trabalho e todos os trâmites burocráticos.
- Para ser um bom escrivão é preciso ter pensamento ágil. Muitas vezes ele terá de ouvir e redigir ao mesmo tempo, enquanto analisa um inquérito e anota tudo em um livro oficial.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista por aplicativo é esfaqueado e tem moto roubada no Caiobá
Estava na Júlio de Castilho quando foi acionado para uma corrida até o Portal Caiobá
Vendas de imóveis no país crescem 19,7% de janeiro a setembro
Nos acumulado de janeiro a outubro, em comparação com o mesmo período de 2023
Funtrab disponibiliza 978 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.