Plantão de vacinação contra influenza e Covid-19 acontece em shopping até domingo
O objetivo da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) é ampliar o número de pessoas imunizadas, que está baixo
Priscilla Peres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Entre a sexta-feira (21) e o domingo (23) acontece no shopping Norte Sul Plaza, em Campo Grande, um plantão de vacinação contra a influenza e a Covid-19. O objetivo da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) é ampliar o número de pessoas imunizadas, que está baixo.
Na sexta e sábado, o atendimento no shopping acontece das 10h às 18h e no domingo das 11h às 19h. O ponto de vacinação estará instalado ao lado da loja Cravo e Canela.
Nas unidades de saúde o atendimento acontecerá somente nos dias 21 e 22 (sexta e sábado), de 7h às 17h. Estarão abertas as seguintes unidades: UBS 26 de Agosto, USF Jardim Noroeste, USF Moreninhas, USF Silva Regina e UBS Dona Neta.
A vacinação contra a Gripe está em Campo Grande para todos os públicos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Devem se vacinar os idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas até 45 dias pós-parto, caminhoneiros, população indígena, profissionais das forças armadas, profissionais das forças de segurança e de salvamento, trabalhadores da educação, trabalhadores do serviço rodoviário de transporte de passageiros, população com deficiências permanentes, população com comorbidades, profissionais do sistema penitenciário, profissionais portuários, população privada de liberdade e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.
Baixa procura
De acordo com a primeira parcial da campanha de vacinação divulgada na última sexta-feira (14), aproximadamente 25,8 mil pessoas foram imunizadas em Campo Grande, o que representa menos de 8% de cobertura. A meta é vacinar ao menos 90% dos públicos estabelecidos como prioritários pelo Ministério da Saúde, o equivalente a 300 mil pessoas.
A maior procura foi entre os idosos de 60 anos ou mais. Até o momento, 17,3 mil pessoas pertencentes a este público foram vacinadas, ou 12,84% do quantitativo populacional estimado em 134,7 mil pessoas.
Após os idosos, os professores do Ensino Básico e Superior, que englobam o público de Trabalhadores da Educação, estão entre que mais se vacinaram, com 8,86% de cobertura, seguido das Puérperas (7,89%) e os Trabalhadores da Saúde (6,91%). Entre as crianças de seis meses a menores de seis anos, apenas 3,2 mil foram vacinadas, ou o equivalente a 4,67% do público estimado de 69,8 mil pessoas.
Público da vacinação Covid-19
Na última semana, a Sesau ampliou os públicos aptos a receber a vacina Bivalente. A partir de agora, pessoas com comorbidades e que que tenham 12 anos ou mais, grávidas e as puérperas que deram à luz há até 45 dias, também pode receber o imunizante.
Além destes públicos, a bivalente está disponível também para trabalhadores da saúde, população com 60 anos ou mais, indígenas aldeados e quilombolas a partir dos 12 anos de idade, para isso é necessário o esquema vacinal completo e a última dose ter sido aplicada há pelo menos quatro meses.
O reforço também está disponível para quem finalizou o esquema primário e tem pelo menos 12 anos de idade. E quem tem 18 anos ou mais e completou o mesmo período após receber o primeiro reforço, já está apto para o segundo.
Crianças a partir de seis meses se enquadram para iniciar o esquema vacinal. Aquelas iniciaram o esquema com a Pfizer baby devem receber a segunda dose após um intervalo de quatro semanas e a terceira após oito semanas da dose anterior.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Acrissul diz que veto de Carrefour à carne do Mercosul é ‘meramente ideológico’
Associação defende que o Brasil é um dos principais produtores de proteína animal do mundo
Grávida e sem dilatação: Mulher relata angústia e medo ao procurar atendimento em Campo Grande
Hospital diz que acompanha a paciente e possível internação será baseada na idade gestacional
Morta em acidente na BR-060, mulher cochilou no volante três quilômetros antes de chegar ao destino
Luzenir Aparecida de Lima faleceu na manhã desta quinta-feira (21) após 12 dias internada
Militar aposentado é preso por estupro de vulnerável no Coronel Antonino
A prisão do ex-militar ocorreu dentro da Operação Hagnos da Polícia Civil
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.